Olá Bereanos, neste post eu vou responder um comentário que me fizeram sobre se os cristãos devem ou não tomar da santa ceia. O comentário diz o seguinte:
“olá, parabéns pelo vídeo,se puder faça pra nós um vídeo de uma exegese de Lucas 22:19:20 com base no contexto. Será que todos os cristãos devem comer e beber da santa ceia? Ou Somente os cristãos ungidos segundo o ensino do corpo governante?”
Bom, vamos ler o trecho de Lucas 22:19, 20, vou ler na tradução do novo mundo de 2015 mesmo.
(Lucas 22:19, 20) Ele pegou também um pão, deu graças, partiu-o e deu a eles, dizendo: “Isto representa o meu corpo, que será dado em benefício de vocês. Persistam em fazer isso em memória de mim.” 20 Ele fez o mesmo com respeito ao cálice, depois de terem tomado a refeição, dizendo: “Este cálice representa o novo pacto com base no meu sangue, que será derramado em seu benefício.
Nesse texto, Jesus descreve o procedimento de como deveria ser feito a santa ceia. No versículo 19 ele pega o pão parte-o e diz que o pão representava o corpo dele que seria dado em benefício deles. No versículo 20, depois de os apóstolos terem tomado a refeição diz que aquele cálice representa o novo pacto com base no sangue dele que seria derramado em benefício deles.
Agora surgem algumas perguntas: Ele classificou quem deveria tomar da santa ceia, ou ele simplesmente disse “Persistam em fazer isso em memória de mim”? O que diz o contexto, haveria no contexto ou em outro texto uma classificação sobre quem deveria tomar da santa ceia?
Ele classificou quem deveria tomar da santa ceia? Nesse texto e nem no contexto não encontramos qualquer classificação sobre quem deveria tomar da santa ceia, apenas que o pão usado era sem fermento e o que os apóstolos deveriam fazer para preparar a refeição. Hermeneuticamente, trazendo uma aplicação para nós, todo o cristão deve tomar da santa ceia visto que Jesus disse “Persistam em fazer isso em memória de mim”, é uma ordem, isso é para todos, e ele não fala de exceções nem coloca regras classificando quais cristãos deveriam participar da ceia, você podem ler e reler, não há objeções quanto quem deveria tomar da ceia e nem nos outros evangelhos, como Mateus, Marcos e João nós encontramos regras na Santa Ceia, a não ser que alguém reinterprete. Mas faça esse exercício, releia o contexto, o capítulo 22 de Lucas inteiro e veja se acha quais cristãos deveriam participar da santa ceia.
O que você faz em uma ceia? Você come, se ninguém come não é uma ceia. A torre de vigia desvirtua e ensina um ritual de rejeição ao corpo e o sangue de cristo, passando de mãos em mãos sem ingerir. Não faz sentido ir a uma ceia sem comer da ceia, porque ai não seria uma ceia. Mas ainda há quem diga que quem tomar da ceia indignamente será culpado com respeito ao sangue Senhor e isso de alguma forma que eu não sei abriria a hipótese de que haveria os cristãos selecionados para participar da santa ceia. Nós podemos ler a passagem sobre em:
(1 Coríntios 11:27-29, 31) Portanto, quem comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. 28 Primeiro, que o homem examine e aprove a si mesmo, e só então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe julgamento contra si mesmo. 31 Mas, se discerníssemos o que nós mesmos somos, não seríamos julgados.
A torre de vigia e alguns irmãos argumentam que comer ou beber indignamente da ceia seria um pecado contra Jesus, e que somente cristãos ungidos deveriam participar da ceia, e isso seria comer e beber indignamente. O versículo 28 mostra que antes de tomar da ceia, os cristãos devem se examinar e aprovar a si mesmo, e quem comer ou beber sem discernir o corpo bebe julgamento contra si mesmo, pois não seria um cristão ungido.
Bom na verdade, isso é chamado de eisegese, é um interpretação própria do texto. Se lermos o contexto desses textos o apostolo Paulo estava falando de pessoas que não comiam em suas casas, e quando chegavam na ceia comiam e bebiam demais e se embriagavam na ceia do senhor, e assim tomavam indignamente da ceia. A ceia é uma refeição leve feita ao fim da noite, feita antes de ir dormir e depois do jantar, não era para ficar se estafando de coisas, a ceia não é uma festa, além do mais isso não tem nada à ver com os cristãos ungidos. Nós podemos ler o contexto em:
(1 Coríntios 11:20, 21) Quando vocês se reúnem, não é realmente para tomar a Ceia do Senhor. 21 Pois, na hora de tomá-la, vocês comem primeiro o seu próprio jantar, de modo que um está com fome, mas outro está embriagado.
Esse texto nos explica que os cristãos daquele tempo iam para a ceia com fome e jantavam antes de tomar da ceia, daí comiam e bebiam demais e ficavam embriagados e não conseguiam participar da ceia de maneira sóbria. Se lermos em 1Coríntios 5:11, vamos perceber que beberrão é um pecado que faz a pessoa ser expulsa da igreja, por isso que no versículo 27 nós lemos que quem tomava da santa ceia indignamente, ou seja sob efeito de álcool era indigno, pois estava praticando um pecado de desassociação. No versículo 29 fala sobre comer e beber sem discernir o corpo, ou seja, eles tomavam da ceia sem discernir o que estavam comendo e tomando, eles estavam se embriagando com o vinho, iam com fome e comiam demais e tomavam o vinho demais e se embriagavam. Esse foi um alerta que Paulo deu para os cristãos daquela época e que hermeneuticamente também serve para nós comermos antes de ir a santa ceia para não fazermos que nem aqueles cristãos, não se embriagar. Originalmente seria isso, esse negócio que comer indignamente seria porque existem cristãos ungidos e não ungidos é uma eisegese, uma interpretação própria, pois não é isso que os textos e os contextos dizem.
Eu não sei se vocês perceberam, mas a minha exegese foi simples, eu nem precisei recorrer aos idiomas originais da Bíblia para entender isso. Tudo o que nós temos são as escrituras, e tudo o que precisamos para entender é primeiramente PEDIR o espírito santo de Deus e saber ler e interpretar textos corretamente.
Então é isso, se desejarem continuar assistindo vou deixar dois vídeos, muito obrigado e espero ter respondido a pergunta, até o próximo vídeo.
Referências:
Deixe um comentário