Só o AMOR basta na ADORAÇÃO a DEUS?

         Nós sabemos que uma das mensagens principais e memoráveis do evangelho, é o amor a Deus e ao próximo, e é muito importante que cada cristão ame o seu próximo como a si mesmo. Porém, esse amor somente basta?

Leiamos:

(Mateus 22:37-40) Ele lhe disse: “‘Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente.’ 38 Esse é o maior e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a esse, é: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ 40 Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

         Com base nesse texto, o amor a Deus e o amor ao próximo são primordiais, pois segundo versículo 40, a lei depende desse amor. Para se ter noção como o amor é muito importante vejamos:

(1 Coríntios 13:1-3) Se eu falar em línguas de homens e de anjos, mas não tiver amor, sou um gongo que ressoa ou um címbalo que retine. 2 E se eu tiver o dom de profecia e entender todos os segredos sagrados e todo o conhecimento, e se eu tiver toda a fé, a ponto de mover montanhas, mas não tiver amor, nada sou. 3 E se eu der todos os meus bens para alimentar outros, e se eu entregar o meu corpo para me gabar, mas não tiver amor, de nada me adianta.

Então mesmo que alguém tenha os dons do espírito santo a fim de fazer milagres e não tiver amor, não adianta nada, mesmo que faças coisas grandiosíssimas, se não tiver amor, não adianta. Se você não se inscreveu no canal, também não adianta, se inscreva, brincadeiras à parte. Então o amor realmente é primordial na adoração a Deus. Porém veja o que diz:

(1 João 5:3) Pois o amor a Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados,

         Então com base nesse texto, o amor a Deus significa obedecê-lo. Percebe como o temos relaciona amar a Deus, com obedecer a Deus? Mas para amar a Deus, precisamos saber o que ele nos pede para podermos obedecê-lo. Veja o que diz:

(Filipenses 1:9) E isto é o que continuo a pedir em oração: que o seu amor se torne cada vez mais abundante, com conhecimento exato e pleno discernimento;

         Esse texto nos ensina que o nosso amor deve ser abundante junto com o conhecimento exato e pleno discernimento, ou seja devemos entender perfeitamente o que Deus quer de nós para daí podermos obedecer, e então dizer que o amamos. Conseguimos fazer isso lendo a Bíblia e a estudando.

Porém podemos dizer que amamos a Deus mas não obedecermos a Deus, agora eu pergunto isso é realmente amor? Como podemos dizer que amamos a Deus se adicionados regras extra bíblicas, se matamos os outros na guerra, praticamos o ostracismo, e fazemos várias coisas que Deus odeia? Então não, o amor de Deus significa obedecê-lo e para isso precisamos ter o conhecimento do que Deus nos pede para assim podermos obedecer, caso contrário não poderemos dizer que temos amor à Deus se não temos conhecimento do que ele odeia, pois estaremos praticando o que ele odeia, e segundo João 5:3 que já lemos, em relação à Deus, há uma forte relação de amar e obedecer, então o amor à Deus significa obedecê-lo. Leiamos:

(1 João 4:8) Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

        Note que o texto relaciona CONHECER com AMAR, se não conhecemos alguém como poderemos dizer que amamos? Então é preciso ter conhecimento para obedecer a Deus e naturalmente ter amor por Ele, e naturalmente obedecermos à Ele, para dizermos que amamos. O próximo texto também relaciona amar com obedecer:

(1 João 4:20) Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, e ainda assim odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

         Esse texto nos ensina que quem odeia o seu irmão, não ama a Deus, porque? Porque não está obedecendo a Deus, Deus mandou através de Jesus amar o seu próximo como a si mesmo, se alguém odeia seu irmão também não ama a Deus, e portanto não obedece a Deus. Sempre que formos ignorantes aos mandamentos de Deus estaremos sendo desamorosos e desobedientes a Deus, e não poderemos dizer que amamos à Ele.

         Amar a Deus significa obedecê-lo, não tem como fazer isso sem estudar a Bíblia a palavra de Deus a fim de conhece-lo e saber o que ele nos pede para amarmos.

Então só o amor basta na adoração? Não, pois podemos dizer que amamos e ainda assim desobedece-lo conscientemente, conforme sugere 1 João 4:20, ou porque estamos sem conhecimento dele. Por isso que o amor de Deus significa obedecê-lo, porque meras palavras não são ações de evidências. Conforme já lemos, nosso amor deve ser junto com o conhecimento exato de Deus para ai sim entendermos o que ele quer o obedecermos o amando de fato, então é leitura e estudo não é para deixar a Bíblia aberta no Salmo não, isso não tem proveito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes