Seguir a ORGANIZAÇÃO é seguir a CRISTO? É CORRETO o que diz esta SENTINELA?

         Nós sabemos que servir ao Cristo não necessariamente precisamos seguir uma organização religiosa, com base nessa afirmação eu gostaria de fazer uma crítica à Sentinela de 1959.

      Primeiramente veja o que diz essa A Sentinela 1959 na página 653 no parágrafo 7:

“Para apegar-se à chefia de Cristo, é portanto necessário obedecer à organização que êle dirige pessoalmente. Fazer o que a organização diz é fazer o que êle diz. Resistir à organização é resistir a êle. Outrossim, a ordem estabelecida exige que os homens tomem a dianteira em ser obedientes às instruções de Cristo, dadas pela Palavra de Deus e pela sua organização. Senão, suas palavras sobre chefia soarão fúteis e sem significado, e serão incoerentes se exigem o reconhecimento de sua chefia da parte de suas espôsas e das irmãs na congregação.”

         Vamos por partes, vejamos o que essa primeira parte diz:

“Para apegar-se à chefia de Cristo, é portanto necessário obedecer à organização que êle dirige pessoalmente.”

         Então quer dizer que Cristo tem uma organização hoje na Terra? Isso também prega a Igreja Católica, os Mórmons, mas que provas nós temos que a organização das Testemunhas de Jeová é mesmo guiada por Cristo pessoalmente? Acreditar nisso não é ter Fé, é ser crédulo, acreditar porque nos foi falado sem ter provas que apontam para isso, e é algo difícil de se sustentar. E se acreditar nisso é ter fé quais são as provas que a organização das Testemunhas de Jeová e guiada por Jesus pessoalmente, se você tiver algumas provas eu te convido a deixar nos comentários.

         Vejamos o trecho que segue:

“Fazer o que a organização diz é fazer o que êle diz. Resistir à organização é resistir a êle.”

         É sério que fazer o que a organização diz é fazer o que o Cristo diz? E quando a organização erra, o Cristo também erra? Quando surge um ajuste de entendimento é porque o Cristo não revelou direito por isso agora ele está atualizando? Interessante que dizer que “fazer o que a organização diz é fazer o que ele diz soa como se a organização fosse o Cristo, e o próprio Cristo alertou sobre isso, nós podemos ler em:

(Mateus 24:3-5) Enquanto ele estava sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dele em particular e disseram: “Diga-nos: Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?” 4 Jesus, em resposta, lhes disse: “Cuidado para que ninguém os engane, 5 pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos.

         É basicamente isso que essa Sentinela está fazendo, ela está falando que seguir a organização é seguir ao Cristo, resistir a organização é resistir ao Cristo, é a mesma coisa que dizer que a organização é o Cristo, o que não é, seguir organização é seguir organização e seguir ao Cristo é seguir ao Cristo. Jesus alertou que aconteceria no final do sistema de coisas que no caso é os dias de hoje.

Vejamos o trecho que sucede a este:

“Outrossim, a ordem estabelecida exige que os homens tomem a dianteira em ser obedientes às instruções de Cristo, dadas pela Palavra de Deus e pela sua organização.”

         Se essa organização está impondo um mandamento bíblico para que obedeçamos então sim, nós obedecemos, mas e se a organização te pede para fazer algo que não está de acordo com a Bíblia? Por exemplo, coloca a tradição em primeiro lugar assim como faz a Igreja Católica, te mandando raspar a barba sem motivo promovendo seita? Foi isso que Cristo mandou sendo que tais ordens estão incoerentes aos que Cristo manda nos evangelhos?

         Vejamos o resto do trecho:

“Senão, suas palavras sobre chefia soarão fúteis e sem significado, e serão incoerentes se exigem o reconhecimento de sua chefia da parte de suas espôsas e das irmãs na congregação.”

         Bom que palavras de chefia são estas? Leiamos em:

(1 Coríntios 11:3) Mas quero que saibam que o cabeça de todo homem é o Cristo; o cabeça da mulher é o homem; e o cabeça do Cristo é Deus.

         Então o cabeça da mulher é o homem, o do homem é o Cristo, e do Cristo é Deus. Porém dizer que a organização é guiada pelo Cristo, dá base para dizer que obedecer a organização é obedecer ao Cristo, o que a Bíblia não diz em nenhum lugar, mas alerta que aconteceria isso.

         Me dói falar isso, mas a organização das Testemunhas de Jeová não é mais o que deveria ser, uma organização aberta, que se estuda como ciência até chegar na verdade, mas é autocrática e dogmática, ela atua com base em submissão e autoridade, e isso é muito triste. A organização já foi mais aberta em questão de crenças, se alguém encontrasse erros poderiam escrever para a sociedade que eles logo publicariam as correções, hoje não, tudo é com base na autocracia e submissão. Embora me doa falar isso eu preciso falar pois olha o que diz:

(Efésios 5:6-11) Que ninguém os engane com palavras vãs, pois, por causa dessas coisas, a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejam parceiros deles; 8 pois antes vocês eram escuridão, mas agora são luz em união com o Senhor. Continuem andando como filhos da luz, 9 pois o fruto da luz consiste em tudo o que é bom, justo e verdadeiro. 10 Certifiquem-se sempre do que agrada ao Senhor 11 e parem de participar nas obras infrutíferas da escuridão; em vez disso, exponham-nas.

         Então não sejamos parceiros da mentira, persista no que é verdadeiro e exponha obras iniquas a fim de despertar os outros. A partir do momento que discordamos da organização das Testemunhas de Jeová nesse quesito nos tornamos mais abertos para o que a Bíblia realmente diz e no que depender de nós iremos procurar aprender mais do que é seguir ao Cristo. A organização das Testemunhas de Jeová foi onde eu aprendi muito, por isso meu papel não é difamar a organização, mas sim mostrar a verdade para que outros possam despertar, e essa verdade é inevitável e eu preciso mostrar para vocês, por isso compartilhe este vídeo.

         Você pode assistir aos dois vídeos que aparecem na tela, um sobre como fazer uma crítica construtiva e o outro se é errado questionar suas crenças, eu fico por aqui, até o próximo vídeo.

Referências:

https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1959322#h=10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes