Os Bereanos eram habitantes da antiga cidade de Bereia na Macedônia. Atualmente a cidade se chama “Véria”, alguns dizem “Veroia”, e possui cerca de 43 mil habitantes. A cidade foi visitada pelo apóstolo Paulo durante sua segunda viagem missionária por volta de 50EC. Nós lemos isso em:
(Atos 17:10) Assim que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Quando chegaram lá, entraram na sinagoga dos judeus.
Conforme o texto, Bereia possuía uma comunidade judaica e uma sinagoga. O escritor do livro de Atos relata que enquanto o Paulo pregava, os bereanos ouviam atentamente a mensagem e conferiam à luz das escrituras se o que ele estava dizendo era mesmo verdadeiro. Nós lemos isso em:
(Atos 17:11) Estes tinham mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois aceitaram a palavra com vivo interesse, e examinavam cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo era assim mesmo.
Então conforme o texto, os Bereanos eram pessoas diferentes dos de Tessalonica, eles estavam mais dispostos a ouvir estudar e aprender de Deus, porém eles também tinham diligência em examinar as escrituras em busca da confirmação das coisas que aprendiam. Ou seja, eles tinham zelo pelo ensino correto da Palavra de Deus. O resultado disso nós lemos em:
(Atos 17:12) Portanto, muitos deles se tornaram crentes, bem como um bom número dentre as mulheres gregas de alta posição e também alguns homens.
Conforme lemos, muitos deles se tornaram crentes, dentre estes mulheres de classe alta naquela sociedade.
O exemplo dos Bereanos, servem de um bom exemplo para todas as Igrejas. Eles não eram apenas ouvintes dispostos a receber qualquer coisa, eles compararam a mensagem pregada com a Palavra de Deus escrita. É mais ou menos o que lemos em:
(1 João 4:1) Amados, não acreditem em toda declaração inspirada, mas ponham à prova as declarações inspiradas para ver se elas se originam de Deus, pois muitos falsos profetas saíram pelo mundo afora.
Esse texto nos ensina o que os Bereanos faziam, eles colocavam a prova o que era pregado para ver se o que foi pregado se originava de Deus. O final do texto nos fala que sairiam muitos falsos profetas pelo mundo afora, ou seja, seria possível ser enganado se apenas acreditar sem provar, acreditar apenas em palavras sem consultar as escrituras.
E esse é basicamente o objetivo desse canal, por isso o nome Bereano Cristão, eu estudo a bíblia, eu trago um assunto, se estiver correto eu ensino, se estiver errado eu refuto, tudo isso usando as próprias escrituras. Eu luto para sempre trazer informações corretas aqui, pois nós sabemos que qualquer ensino falso, por mais inofensivo que pareça ser já é o suficiente para deturpar a palavra de Deus.
Referências
Deixe um comentário