Alguns entendem o texto de Mateus 24:45 como sendo uma profecia que no futuro, no caso nos dias de hoje, haveria instrutores designados por Deus que ensinariam a bíblia, ou seja daria alimento espiritual no tempo apropriado.
Mas devemos nos atentar no real sentido da bíblia, sem atribuir interpretações, ou seja atribuir um significado para algo que ja possui um significado.
Mas antes de entender o texto de Mateus 24:45, onde fala do escravo fiél e prudente, nós precisamos entender o contexto.
Nós lemos em:
(Mateus 24:43, 44) “Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse em que vigília o ladrão viria, ficaria acordado e não permitiria que sua casa fosse arrombada. 44 Por essa razão, vocês também mostrem-se prontos, porque o Filho do Homem vem numa hora que vocês não imaginam.
Neste texto, Jesus faz uma ilustração em forma de alerta. Se o dono da casa soubesse quando um ladrão viria, não ficaria acordado e não permitiria que sua casa fosse arrombada, da mesma forma que alguém não deixaria que sua casa fosse roubada, assim também devemos estar preparados porque Jesus vem numa hora em que não imaginamos.
Ou seja, na verdade, Jesus não representa o ladrão, mas tem um atributo que um ladrão também tem, que é a imprevisibilidade, ou seja não podemos prever quando Jesus vem assim como não prevemos quando um ladrão vem, por isso temos que ficar sempre preparados.
Na época de Jesus, era comum alguém que tinha uma casa grande, ter escravos assalariados, quando o amo precisava sair para resolver algo importante, ele deixava um escravo encarregado para cuidar da sua casa. Quando o amo voltava, e via que o escravo tinha cuidado bem da casa e alimentado todos os outros, ele era promovido. Agora conseguimos entender Mateus 24:45:
(Mateus 24:45-47) “Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado? 46 Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! 47 Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.
Essa é a mesma mensagem da ilustração do ladrão. Quando Jesus diz “Quem é o escravo fiél e prudente a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado?” ele está incentivando os ouvintes ou em nosso caso os leitores a estarem prontos para quando ele chegar, o texto está falando de alimento literal, pois é isso que os escravos davam aos outros escravos, e o texto continua dizendo que ele encarregará de todos os seus bens, ou seja eles seriam promovidos.
Essas são ilustrações de atributos. Qual o atributo do amo? O amo tem o atributo de promover ou punir seus escravos fiéis. Qual o atributo do escravo? A fidelidade e obediência. Ou seja devemos imitar os atributos da ilustração, mas não significa que Jesus seja o amo, e que os cristão sejam escravos, mas que Jesus recompensará que se mostrar fiél, e os cristãos devem ser mostrar fiéis e prontos antes de Jesus chegar.
Mateus 24:45, é uma ilustração de personagens que possuem atributos, e não uma ilustração profética que surgiriam instrutores da bíblia que dariam alimento espiritual no tempo apropriado.
Se alguém afirma que é designado por Deus e que tudo o que disser deve ser encarado como DEUS falando, isso não passa de uma heresia. Quem faz isso está pecando, pois está usando o nome de Jesus Cristo para julgar os outros, para que a sua palavra seja vista e respeitada e venerada. E nenhum momento Jesus disse que designaria um escravo, um magistério, um canal de comunicação, porque se alguém alega ser inspirado por Deus, seus ensinamentos devem ser sempre corretos e nunca mudarem por estarem sempre corretos, mas isso não acontece com quem alega isso.
Referências:
Deixe um comentário