Primeiramente nós lemos em:
(João 2:19, 21) Jesus lhes respondeu: “Derrubem este templo, e em três dias eu o levantarei.” 21 Mas o templo de que ele falava era o seu corpo.
Conforme o texto, o templo que Jesus falava era o corpo dele, então depois que Jesus desceu aqui para a Terra o corpo passou a ser o templo do espírito santo de Deus, e não mais um local de adoração onde o espírito santo habitava assim como era no tempo de Moisés. O apóstolo Paulo confirmou isso em alguns textos, leiamos:
(1 Coríntios 3:16) Vocês não sabem que são templo de Deus e que o espírito de Deus mora em vocês?
Ou seja, o espírito santo de Deus mora em nós primordialmente, e não está preso a um lugar de adoração. Outro texto, está em:
(2 Coríntios 6:16) E que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos templo de um Deus vivente, como Deus disse: “Residirei entre eles e andarei entre eles, e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”
Novamente, o templo citado aqui são pessoas, e não um local de adoração, o texto também fala que Deus residiria sobre seus servos por meio do espírito santo. Também temos o texto de:
(Efésios 2:22) Em união com ele, vocês também estão sendo edificados juntamente para se tornar um lugar para Deus habitar por espírito.
Então hoje, não existe mais um lugar, um templo para adorar a Deus, mas o espírito santo de Deus habita em nós mesmos, por isso que pecados que envolvem o corpo expulsa o espírito santo de Deus da pessoa. Significa isso então que não devemos ir e nem ter um local para adoração? Não, claro que a reunião da igreja é importante, nós podemos ler isso em Hebreus 10:25.
(Hebreus 10:25) Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
– Nova versão internacional
Devemos ter o costume de se reunir, para nos encorajar, para fortalecer uns aos outros, porém Deus não está no local de adoração, mas está em nós mesmos, que é o templo que também é chamado de igreja, igreja são as pessoas e não o local de adoração, assim como o templo também são as pessoas e não um local de adoração. Mas não há nada de errado ter um local para adorar a Deus, porém o espírito santo de Deus não depende de um lugar para adoração.
Estes textos nos ensinam que somos libertos para adorarmos a Deus onde quer que estejamos sem depender de um local para adoração, pois onde estivermos poderemos adorar a Deus pois nós somos o templo, afinal veja o que diz:
(Mateus 18:20) Pois, onde há dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.”
Ou seja, qualquer reunião pequena já é o suficiente para que Cristo esteja em união conosco, por isso é muito importante que não nos apeguemos a religião, a religião um dia pode acabar, pode nos trair, mas a nossa fé com a nossa adoração não, essa deve permanecer intacta, então não devemos depender da religião para adorar a Deus. O Cristão verdadeiro independe da religiosidade.
Deixe um comentário