Bom, a bíblia não nos da uma definição direta de seita, mas pesquisando e estudando podemos chegar a um entendimento definido do que é uma seita.
Segundo o dicionário Dicio, podemos atribuir a palavra seita em dois sentidos:
- Em um sentido de facção ou organização ou grupo que seguem determinadas ideologias opiniões e comportamentos;
- Seita é uma ramificação de determinada religião, onde indivíduos que outrora faziam parte de tal religião não concordam com a opinião geral de sua religião então criam um grupo onde propagam suas opiniões como sendo a verdade a ser seguida;
Bom, vamos focar na ramificação religiosa. Algumas pessoas tem conceitos diferentes dessa definição seita da qual eu mostrei aqui, se você tem, escreva para mim nos comentários. Para alguns, uma seita é uma religião nova ou bem diferente do que estão acostumados.Para outros, uma seita é um grupo religioso perigoso liderado por um humano.Tais definições não estão inteiramente erradas por que uma religião bem diferente das outras pode ser uma seita, assim como não pode ser. Uma seita pode ter um lider humano perigoso como pode ser um grupo, então essas definições para estarem corretas dependem de como as pessoas definem como seita está estruturado.
Porém nenhuma religião ou mesmo seita, admitiria ser uma seita, até porque esse termo possui conotações negativas. Hoje em dia, muitos pregam contra o preconceito e intolerancia, então ainda existem pessoas que respeitam as outras religiões por não rotulá-las como seita. Mas ainda sim quase toda a religião acreditam que as outras religiões são seitas. E isso é comum, toda pessoa que leva sua religião a sério vai acabar por pensar isso das outras, até mesmo a religião verdadeira já foi rotulada de seita. Nós lemos isso em:
(Atos 24:14) Mas eu admito o seguinte: é segundo o caminho que eles chamam de seita que eu presto serviço sagrado ao Deus dos meus antepassados, crendo em tudo que está declarado na Lei e que está escrito nos Profetas.
Se lermos os versículos de 1-6 do capítulo 24 de Atos, veremos que o apóstolo Paulo estava sendo acusado de fazer parte de uma seita, e de profanar o templo. Na verdade, mesmo Paulo fazendo o que era correto, seguindo o Cristo ele foi acusado de fazer parte de uma seita, então hoje não é diferente.
Agora qual é a diferença entre religião e seita? A religião é criada do zero, já a seita se origina da religião, sendo feita acrécimo ou subtração de crenças ou ambos, sendo ela uma ramificação da religião.
Mas se uma religião mudar de ensino, significa que ela seja uma seita? Não necessariamente, pois depende do ensino. No geral todas as religiões cristãs se pautam na bíblica, então se o novo ensino é uma opinião ensinada como verdade sendo que as escrituras dizem claramente ao contrário, então nesse quesito a religião está se tornando uma seita. Agora se o novo ensino for por meio de estudos e provas concretas com base nas escrituras, então a religião apenas atualizou seu ensino porque entendeu que o que estudou está correto.
Todo estudante da bíblia deve evoluir e mudar de conceitos de acordo com o que vai aprendendo até chegar em algo concreto que se pode ensinar sem medo. Até porque não existe este negócio de intérprete infalível das escrituras, e nem há necessidade de um. Mesmo depois que recebemos Jesus como nosso salvador, ainda estamos contaminados pelo pecado e vamos cometer erros, por isso não existe religião com crenças perfeitas em todos os assuntos, tudo o que precisamos já está nas escrituras, temos que ler e estudar para entender corretamente.
Agora vejamos o que algumas seitas religiosas fazem, mas negam aos seus adéptos quando questionam:
- Substituem Jesus por um líder humano, ou seja esse líder transfere o foco de Deus e Jesus para si;
- Substituem a Bíblia por tradições humanas; ou seja ensinam tradições de homens como doutrinas, como sendo bíblico;
- Em questões bíblicas onde o assunto é pessoal, a seita ensina opiniões como sendo a verdade a ser seguida, bloqueando assim a liberdade de escolha de seus adéptos;
As escrituras mostram que a criação e promoção de seita é um pecado sério que faz o indivíduo ser rejeitado pelos demais. Nós lemos isso em:
(Tito 3:10, 11) Quanto ao homem que promove uma seita, rejeite-o depois de aconselhá-lo com firmeza uma primeira e uma segunda vez, 11 sabendo que ele se desviou do caminho, está pecando e condena a si mesmo.
Esse texto nos ensina que devemos rejeitar alguém que promove uma seita depois de aconselhar mais de uma vez.
Deixe um comentário