Mas primeiramente, vamos ver qual é a história de Lilith. Segundo o site “ebiografia” Lilith é uma entidade muito antiga da Mesopotâmia e Babilônia que também aparece na tradição judaico-cristã. Segundo a mitologa cristã, ela foi criada juntamente ao primeiro homem, sendo a primeira mulher de Adão. Porém, Adão tentou se sobrepor à Lilith se deitando por cima dela no ato sexual à tornando submissa ao homem. Por não aceitar ser submissa ao homem, abandonou o Jardim do Éden, sendo posteriormente associada a forças demoníacas. Depois que Lilith foi embora, Deus criou uma nova esposa para Adão. Embora Lilith fosse persuadida a voltar para o jardim, se recusou a fazer isso se juntando a um anjo chamado Samael, e juntos eles tentaram Adão e Eva ao se transformarem em serpentes; assim Lilith é descrita como um demônio que surge para atormentar os homens, crianças e recém-casados.
No capítulo 1 de Gênesis há uma passagem que cita a criação do homem e da mulher, porém entretanto essa personagem feminina não é mais citada e em seguida surge Eva, derivada da costela de Adão. O fato de as escrituras citarem a mulher no capítulo 1 de Gênesis, e depois apresentá-la novamente no capítulo 2 em diante fez alguns sugerirem que partes do livro sagrado tenham sido alterados. Nós lemos isso em:
(Gênesis 1:27, 28) E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Além disso, Deus os abençoou e Deus lhes disse: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra; tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus e sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.”
Neste texto, a Bíblia descreve como esposa de Adão, a mulher, porém não há evidências que seja Lilith. Nós lemos outra passagem em:
(Gênesis 2:22, 23) E, da costela que havia tirado do homem, Jeová Deus fez a mulher e levou-a ao homem. 23 O homem disse então: “Esta, por fim, é osso dos meus ossos E carne da minha carne. Ela será chamada ‘mulher’, Porque do homem foi tirada.”
Este texto nos ensina, que a primeira mulher foi feita a partir da costela que Deus tirou do homem, daí o homem a chamou de mulher, porém vemos que mais tarde, o homem começou a chamar a mulher de Eva. Nós lemos isso em:
(Gênesis 3:20) Depois disso, Adão chamou a sua esposa de Eva, porque ela se tornaria a mãe de todos os viventes.
Porém não há evidências de que essa mulher criada no capítulo 1 de Gênesis seja Lilith, porque não há citação nem evidência clara disso. E se Adão tivesse realmente tido relações sexuais com Lilith, haveria mais filhos de Adão na Terra, logo Eva não seria a mãe de todos os viventes. O fato de a Bíblia citar a mulher no capítulo 1 e depois re-citá-la no capítulo 2 não prova que essa mulher seja Lilith e nem que houve alteração nas escrituras.
Agora pesquisando sobre o nome Lilith na Bíblia, a única expressão do hebraico que aparece o nome Lilith está em Isaías 34:14, onde lemos:
(Isaías 34:14) As feras do deserto צִיִי se encontrarão פָּגַשׁ com as hienas אִי, e os sátiros שָׂעִיר clamarão קָרָא uns para os outros רֵעַ; fantasmas לִילִית ali pousarão רָגַע e acharão מָצָא para si lugar de repouso מָנוֹחַ.
A palavra vertida “fantasmas” é a tradução da palavra hebraica לִילִית lîylîyth (lee-leeth’) que segundo um dicionário de strongs, “Lilite” é o nome de uma deusa conhecida como o demônio da noite que assombra os lugares desolados de Edom, ou poderia ser um animal noturno que habitava lugares desolados. Alguns peritos acreditam que o termo li·líth, usado em Isaías 34:14 aplica-se a algum tipo de coruja.
Concluímos então que Lilith não foi a primeira esposa de Adão, mas era apenas uma entidade da época dos Mesopotânicos e dos Babilônios.
Referências
https://www.ebiografia.com/lilith
https://www.nepe.wab.com.br/interlinear/?livro=23&chapter=34&verse=14#strongH3917
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003352?q=lilith&p=par
Deixe um comentário