O que a BÍBLIA diz sobre ATIVIDADE PARANORMAL? | Os casos paranormais DA BÍBLIA

         Primeiramente, vamos definir, o que é atividade paranormal, ou paranormalidade. A paranormalidade, são fenômenos que não podem ser explicados pela ciência e são atribuídos a forças de natureza desconhecida, ou de origem psíquica, como fenômenos como percepção extra-sensorial e psicocinese. Já o termo atividade paranormal, refere-se aos fenômenos paranormais que acontecem, ou aconteceram. Também são considerados paranormais eventos sem evidências ou baseados em evidências anedóticas e pseudocientíficos.

         Para listar algumas coisas que são consideradas como “paranormal”:

  • Fantasmas, aparições de pessoas que já morreram;
  • Qualquer coisa que se mexe sozinho sem um motivo explicado (seja porta batendo, gaveta abrindo, coisa caindo no chão);
  • Telecinese (que é a capacidade de mover um objeto com a mão sem tocá-lo);
  • EVP’s que são fenômenos em áudio onde quando amplificados são ouvido supostas vozes transmitindo algum tipo de mensagem;
  • Possessões demoníacas;
  • Praticamente qualquer coisa muito incomum de acontecer sem uma explicação lógica;

A Parapsicologia é a pseudociência dedicada à investigação desses fenômenos. Porém é uma pseudociência, o que significa se baseia em fatos científicos, mas não utiliza um método científico válido que possa ser testado, na pseudociência existe confiança excessiva na confirmação, então há muitas afirmações que não se pode provar por um método científico.

Agora eu vou falar algo que eu Bereano acredito. Eu acredito que só é possível comprovar a paranormalidade de forma parcial e empírica, você pode usar algum tipo de equipamento para provar o que está acontecendo, mas depois que a manifestação cessar não vai conseguir provar com equipamentos ou por um método científico, que aquilo que aconteceu foi obra de uma força oculta. É por isso que a Parapsicologia acaba por ser uma pseudociência, até porque o paranormal é sutil e intrinsecamente pontual, ou seja não acontece sempre a ponto de conseguirmos testar um método para comprovar.

         A Bíblia não usa o termo “atividade paranormal”, até porque esse é um termo bem mais atual, porém podemos encontrar alguns passagens bíblicas onde supostamente são relatados casos de paranormalidade.

O nosso primeiro caso, ocorreu logo no começo da humanidade, nós lemos:

(Gênesis 3:1-4) A serpente era o mais cauteloso de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela disse à mulher: “Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?” 2 Então a mulher disse à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim. 3 Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não comam dele, não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.’” 4 Então a serpente disse à mulher: “Vocês certamente não morrerão.

         Nós sabemos que a serpente era o Satanás o Diabo, no versículo 1 ele diz: “Foi isso mesmo que Deus disse?” Esse tipo de pergunta é muito tendenciosa, porque é um tipo de pergunta que leva alguém a pensar que foi enganado e gera dúvida e serve para convencer outros de uma ideia ao contrária.

         No versículo 4 ele mente dizendo que eles não morreriam ao comer do fruto proibido, basicamente o que ele fez foi chamar Deus de mentiroso sem dizer estas palavras. Mas porque foi uma manifestação paranormal? Primeiro que Serpentes não falam, segundo que houve mentira e enganação. É típico dos demônios enganar as pessoas para fazerem tais se sentirem com medo ou para manipula-las. Está sem dúvida foi uma ocasião onde ocorreu a paranormalidade, pois aquela situação não teria acontecido sem uma força oculta.

         Nosso próximo caso está em:

(Jó 4:12-21) Ora, uma palavra me foi falada em segredo, E um sussurro chegou ao meu ouvido. 13 Em pensamentos perturbadores durante as visões da noite, Quando um sono profundo cai sobre os homens, 14 Um terrível tremor tomou conta de mim, Enchendo de pavor todos os meus ossos. 15 Um espírito passou pelo meu rosto; Os pelos do meu corpo ficaram arrepiados. 16 Então ele parou, Mas não reconheci seu aspecto. Havia um vulto diante dos meus olhos; Houve um silêncio, e então ouvi uma voz: 17 ‘Será que o homem mortal pode ser mais justo do que Deus? Será que o homem pode ser mais puro do que Aquele que o fez?’ 18 Ele não confia nos seus servos, E encontra defeito nos seus anjos. 19 Quanto mais nos que moram em casas de barro, Cujo alicerce está no pó, Que são esmagados tão facilmente quanto uma traça! 20 São completamente esmagados do dia para a noite. Desaparecem para sempre, e ninguém percebe. 21 Não são como uma tenda cuja corda é arrancada? Eles morrem sem sabedoria.

         Bom qual é o contexto de texto? Esse texto é uma resposta que Elifaz deu para Jó. Depois que a vida de Jó estava uma desgraça, ele começou a clamar, se abrir com seus amigos. Vamos analisar trecho a trecho.

No versículo 12, Elifaz fala que recebeu um sussurro em seu ouvido, alguém cochichou, mas quem?

Já no versículo 13, ele diz que foi quando ele estava dormindo profundamente. Também revela que estava tendo pensamentos perturbadores.

No versículo 14, ele diz que um tremor tomou conta dele. O que seria esse tremor? Ele quis dizer que sentiu muito medo, um pavor, mas porquê?

No versículo 15, ele diz que um espírito, passou pelo rosto dele. Então ele descreve algo muito curioso que muitas pessoas sentem quando supostamente um espírito está por perto, a pessoa sente um arrepiamento nos pelos do corpo.

No versículo 16, ele disse que o espírito para, e que havia um vulto diante dos seus olhos. O que seria esse vulto? Existem alguns relatos anedóticos de pessoas que supostamente foram possuídas por demônios onde suas pupilas foram dilatadas completamente deixando os olhos com o aspecto todo negro. Porém pode não ser o caso, é bem possível que ele viu o vulto e não que o vulto estava nos seus olhos. O que também não deixa de ser uma aparição paranormal.

No versículo 17, esse espírito diz “Será que o homem mortal pode ser mais justo do que Deus? Será que o homem pode ser mais puro do que Aquele que o fez?” Aqui estas palavras são usadas de forma pejorativa para o Criador, porque do versículo 18 ao 21 Elifaz continua dizendo que Deus não confia nos seus servos aqui da Terra e que encontra defeito nos anjos. Não sabemos o que mais aquele espírito falou para Elifaz para ele concluir isso, mas provavelmente não foi coisa boa de Deus, se ele que tal espírito tenha dito algo mais. O fato do espírito dizer “Será que o homem mortal pode ser mais justo do que Deus, ou mais puro” é de certa forma tendencioso, pois pode dar a entender que mesmo estando certo perante Deus estaremos errados, e isso não é correto, pois podemos ser considerados seres humanos dignos perante Deus.

Então podemos concluir nesses versículos que no mínimo, Elifaz viu uma entidade, ou anjo mal, de qualquer forma foi uma experiência paranormal; (se ele não foi possuído por tal). Mas também é claro que ele foi influenciado por esse demônio do qual viu, pois disse que Deus não se importa com as pessoas e nem com os anjos.

        O próximo caso paranormal, está em:

(1 Samuel 28:7-19) Por fim, Saul disse aos seus servos: “Procurem uma mulher que invoque espíritos, para que eu vá consultá-la.” Seus servos lhe disseram: “Em En-Dor há uma mulher que invoca espíritos.” 8 Assim, Saul se disfarçou, vestindo roupas diferentes, e foi com dois dos seus homens falar com a mulher à noite. Ele lhe disse: “Por favor, revele para mim o futuro, invocando espíritos, e faça subir aquele que eu lhe indicar.” 9 A mulher, porém, lhe disse: “Você deve saber o que Saul fez, que ele eliminou do país os que invocavam espíritos e os adivinhos. Então por que você me arma uma cilada para que eu seja morta?” 10 Saul jurou-lhe então por Jeová, dizendo: “Tão certo como Jeová vive, você não terá culpa nenhuma nesse assunto!” 11 Então a mulher perguntou: “Quem eu farei subir?” Ele respondeu: “Faça Samuel subir.” 12 Quando a mulher viu “Samuel”, deu um grito bem alto e disse a Saul: “Por que me enganou? O senhor é Saul!” 13 O rei lhe disse: “Não tenha medo. O que você está vendo?” A mulher respondeu a Saul: “Estou vendo alguém semelhante a um deus subindo da terra.” 14 Imediatamente ele perguntou: “Qual é a aparência dele?” Ela respondeu: “É um homem idoso que está subindo, usando uma túnica sem mangas.” Percebendo que se tratava de “Samuel”, Saul se curvou e se prostrou com o rosto por terra. 15 Então “Samuel” disse a Saul: “Por que você me incomodou, fazendo-me subir?” Saul respondeu: “Estou numa situação muito difícil. Os filisteus estão lutando contra mim, e Deus me abandonou. Ele não me responde mais, nem por meio dos profetas nem em sonhos; é por isso que estou chamando o senhor, para que me diga o que devo fazer.” 16 Então “Samuel” disse: “Por que você me consulta, agora que Jeová o abandonou e se tornou seu inimigo? 17 Jeová fará o que predisse por meio de mim: Jeová arrancará o reino das suas mãos e o dará ao seu próximo, a Davi. 18 Jeová está fazendo isso com você hoje porque você não obedeceu à voz de Jeová e não eliminou os amalequitas, que despertaram a ira ardente dele. 19 Além disso, Jeová entregará você e Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. Jeová também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus.”

        Qual é o contexto dessa história? Saul foi um rei de Israel que mais tarde começou a ser infiel a Deus. Samuel a quem ele consultava como palavra de Deus havia morrido, e Deus não respondia a Saul por nenhum meio de consulta ou revelação por razão de sua infidelidade. Como Israel iria entrar em guerra Saul precisava de alguma orientação, por isso procurou consultar os espíritos. Vamos analisar alguns trechos.

         O versículo 8 mostra que ele se disfarçou e foi até a mulher a noite. Note, que ele foi a noite, talvez pelo fato de querer passar despercebido, o que coincidentemente e supostamente também a noite ocorre a maior parte de manifestações paranormais.

Se pesquisarmos bem, vamos perceber que no versículo 19 Samuel, ou melhor, um demônio fala para Saul que Jeová entregaria Saul e seus filhos a morte, mas isso não aconteceu em sua totalidade. Nós sabemos que Saul morreu como suicida, ou seja não foi Deus que entregou ele a morte e seu filho Is-Bosete sobreviveu, não foram todos os filhos de Saul que morreram. O demônio também disse que estaria “amanhã Saul estaria com ele”, isso dar a entender que ele morreria e estaria com Samuel, mas pense um pouco, como alguém infiel vai estar junto dos fiéis depois da morte? Então existem algumas incoerências no que esse demônio disse, o que por si só isso já prova que não era Samuel. Todavia, esse texto nos ensina que o recebimento de mensagens do domínio espiritual é possível, aí está a prova que esse domínio existe.

Nosso próximo caso se encontra em:

(Marcos 5:2-13) E, assim que Jesus saiu do barco, um homem sob o poder de um espírito impuro saiu dentre os túmulos e foi ao seu encontro. 3 Ele vivia entre os túmulos, e, até aquele tempo, absolutamente ninguém havia sido capaz de mantê-lo preso, nem mesmo com uma corrente. 4 Muitas vezes ele tinha sido preso com correntes nos pés e nas mãos, mas ele quebrava as correntes das mãos e despedaçava as dos pés; e ninguém tinha força para dominá-lo. 5 E, incessantemente, noite e dia, ele gritava nos túmulos e nos montes, e se cortava com pedras. 6 Mas, ao ver Jesus a certa distância, correu e se curvou diante dele. 7 Então gritou, em voz bem alta: “O que você quer comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Jure por Deus que não me atormentará.” 8 Pois Jesus havia lhe dito: “Saia do homem, espírito impuro!” 9 Mas Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” E ele respondeu: “Meu nome é Legião, porque há muitos de nós.” 10 E suplicava a Jesus que não enviasse os espíritos para fora daquela região. 11 Havia então uma grande manada de porcos pastando no monte. 12 Por isso os espíritos lhe suplicaram: “Mande-nos para os porcos, para que entremos neles.” 13 E ele lhes deu permissão. Assim, os espíritos impuros saíram e entraram nos porcos; e a manada se jogou despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, cerca de 2.000 deles, e se afogaram no mar.

         Esse texto conta a história de um homem que vivia na época de Jesus que era possuído por espíritos impuros. Vamos analisar alguns trechos.

         O versículo 3 curiosamente diz que esse homem vivia nos túmulos, o que talvez nos perguntemos se essa seria mesmo a sua casa, ou seria por conta de sua possessão? Naquela época, as vezes túmulos escavados na rocha serviam de guarida de doentes mentais, esconderijo de criminosos, ou moradias de pobres. Uma pessoa que visitou a área em que Jesus encontrou o endemoninhado disse:

“O túmulo tinha cerca de dois metros e meio de altura no interior, visto que entre a soleira de pedra e o piso havia um profundo desnível. O seu tamanho era de cerca de doze passos quadrados; mas, uma vez que não entrava luz a não ser pela entrada, não pudemos ver se havia uma câmara interior, como havia em outros. Um sarcófago em perfeito estado ainda estava lá dentro, e este agora era usado pela família como baú para guardar cereais e outras provisões, de modo que esse sepulcro violado tornara-se um seguro, fresco e conveniente abrigo para os viventes.”

         Então não era uma casa mas tinha espaço considerável para uma moradia agrura.

         O versículo 4 diz que ele era forte demais para ser dominado. Para se ter noção ele quebrava correntes, nós sabemos que correntes são feitas de metal, metal é duro! Então ele tinha uma baita duma força, claro que isso se dava por conta de sua possessão. Existem também relatos de pessoas possuídas por espíritos impuros que são extremamente fortes. Por exemplo uma criança possuída por um demônio pode ter uma força de um homem adulto, o negócio não é brincadeira.

         O versículo 5 diz que ele gritava e se cortava com pedras. Qualquer pessoa estando em sua total sanidade mental não praticaria atos de masoquismo, é bem possível que esses atos eram uma forma de aliviar sua angústia causado pelos espíritos impuros.

         O versículo 6 mostra que até os demônios se curvam diante de Jesus, ou seja, o homem estando possuído pelo demônio, fez o homem se curvar perante Jesus. O que mostra que esses seres ocultos reconhecem Jesus como uma autoridade.

         No versículo 7 curiosamente o espírito impuro diz para Jesus não atormentá-lo. Isso se dá porque um dia Jesus irá executar um julgamento bem pesado contra os demônios de modo que isso significará a morte deles.

         No versículo 9 Jesus pergunta qual é o nome do espírito, e ele diz que é “Legião”, porque havia vários demônios possuindo um único homem. Isso explica porque o homem era tão forte a ponte de quebrar correntes, também mostra que vários espíritos podem possuir uma pessoa.

         Nos versículos adiante vemos que os demônios são expulsos do homem e são mandados curiosamente para os porcos que estavam por ali. Se nós olharmos como a Bíblia se refere aos demônios, nós veremos que em Marcos 5:2 a Bíblia chama de “Espírito impuro” e curiosamente os porcos também são um dos animais mais sujos encontrados dentre os outros, o que pode ser um indicio que muitos demônios também são sujos tanto moral como espiritualmente por escolherem um animal considerado impuro para possuírem, por isso é importante não dar vazão para a impureza e ser pessoas limpas, isso pode nos proteger de espíritos impuros.

         Bereanos, existem diferenças entre aparições de anjos e demônios? A diferença é que os anjos, embora passem temor acalmam a pessoa quando são vistos, já os demônios geralmente aparecem como vultos e não se importa se você está com medo. Podemos ler uma aparição paranormal de um anjo em:

(Lucas 1:11-13) Então, apareceu-lhe o anjo de Jeová, em pé à direita do altar do incenso. 12 Zacarias, porém, ficou aflito ao vê-lo e foi tomado de medo. 13 No entanto, o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias, porque as suas súplicas foram ouvidas, e sua esposa, Elisabete, lhe dará um filho, e você deve pôr nele o nome de João.

         Como observado no texto, quando Zacarias ficou com medo, o anjo disse para ele não ter medo e não foi nada intimidativo, embora o texto não fale os anjos de Deus não aparecem como sombras ou vultos, mas com aspectos brilhosos, apenas vêm para transmitir mensagens de Deus. Afinal a palavra anjo significa mensageiro. Enfim, é mais fácil um anjo que não faz parte dos filhos de Deus se manifestar, a saber um demônio, do que um anjo de Deus. Os anjos de Deus aparecem em momentos pontuais e não gostam de ser adorados. Nós lemos isso em:

(Juízes 13:17-21) Manoá disse então ao anjo de Jeová: “Qual é o seu nome, para que lhe prestemos homenagem quando a sua palavra se cumprir?” 18 Mas o anjo de Jeová lhe disse: “Por que você pergunta o meu nome, visto que ele é maravilhoso?” 19 Então Manoá pegou o cabrito e a oferta de cereais, e os ofereceu a Jeová sobre a pedra. E Ele fez algo espantoso enquanto Manoá e sua esposa olhavam. 20 Enquanto as chamas subiam do altar para o céu, Manoá e sua esposa viram o anjo de Jeová subir nas chamas do altar. Eles se prostraram imediatamente com o rosto por terra. 21 O anjo de Jeová não apareceu de novo a Manoá e à sua esposa. Então Manoá percebeu que era o anjo de Jeová.

         Bom, esse anjo foi até a mulher de Manoá para orientar o que eles deviam fazer com seu filho que iria nascer, e que ele seria um Juiz que iria livrar Israel dos filisteus. Manoá queria adorar o anjo e perguntou o nome do anjo, mas o anjo não deu essa informação porque percebeu que seria adorado por eles, no versículo 20 ele faz algo incrível, ele sobe junto com a oferta que eles ofereceram a Deus como se ele se oferecesse como oferta a Deus.

         Então um anjo só aparece para fazer missões divinas, eles não ficam vindo voluntariamente para se comunicar com os humanos, já os demônios aparecem em ocasiões específicas para assustar os outros.

         Bereanos, eu mostrei vários casos de paranormalidade na Bíblia, porém esses casos devem fortalecer a sua fé em Deus e não ficar com medo dos espíritos, até porque eles podem usam isso para te assustar. Não devemos baixar a guarda contra os espíritos, se dermos margem eles podem entrar em nossa vida e nos prejudicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes