Primeiramente, o que é Hipocrisia? A palavra grega traduzida “hipócrita” (hy·po·kri·tés) era usada para se referir os atores gregos que usavam máscaras para fingirem ser alguém que não eram.
A desconstrução proporciona os elementos hypo- que se refere a debaixo, krinein (*krei do indo-europeu), em alusão a tomar um rumo, com relação a discernir.
Por isso, a palavra grega hy·po·kri·tés passou a ser usada em sentido para se aplicar a alguém que finge ou que se dá uma falsa aparência. Então para simplificar, hipocrita é aquele que diz que algo é errado, mas faz a mesma coisa, porém finge que não faz aquilo.
Agora o que é incoerência? A incoerência pode ser definida como “comportamento ou dito sem nexo ou lógica.” Quando nos referimos à atitudes, a incoerência é ter atitudes diferentes do que se acredita e diz, porém sem fingimento.
Mas qual é a diferença entre hipocrisia e incoerência? Para ilustrar imagine que eu tenho um filho e eu fumo, mas escondido. E então quando nós dois vemos alguém fumando eu digo para ele:
“Filho, nunca fume, é errado e isso faz mal para a saúde!”
Se eu fumo escondido eu estou sendo um hipócrita, pois estou fingindo que não fumo, e dizendo que é errado!
Agora imagine que eu tenho um filho e fumo na frente dele e falo:
“Filho, nunca fume, pois faz mal a saúde! O pai fuma, é errado, mas não faça o que eu faço!”
Neste caso, eu estou sendo incoerênte, pois estou dizendo para fazer algo que eu não faço, porém não estou sendo um hipocrita, entendeu a diferença? A diferença é que a pessoa hipocrita finge ser o que não é, já a pessoa incoerênte não finge. Na verdade, toda pessoa hipocrita é incoerênte, mas nem toda pessoa incoerênte é hipocrita.
Mas sobre isso o que a bíblia diz? Temos vários textos, vamos ler dois o primeiro é:
(Romanos 2:1) Por isso, ó homem, seja você quem for, se julga a outros você não tem desculpa; pois, ao julgar, condena a si mesmo, porque você, que julga, pratica as mesmas coisas.
Esse texto nos ensina que, todo hipócrita que condena os outros por algo, condena a si mesmo, pois pratica as mesmas coisas que julga ser errado. Outro texto diz:
(1 Pedro 2:1) Assim, livrem-se de toda maldade, do engano, da hipocrisia, da inveja e de toda calúnia.
Esse texto no ensina que, devemos nos livrar de toda hipocrisia, devemos levar uma vida santa perante Deus, e não uma vida fingida. Esses dois textos nos ensinam, que não devemos ser hipocritas, mas sempre coerêntes tanto em palavras, quanto em ações. Claro que não é tão fácil quanto falar, afinal ninguém é perfeito, mas todo esforço vale a pena.
Referências
Deixe um comentário