É realmente o ROCK música do DIABO?

Muitas pessoas usam essa expressão para pejorar o rock, e principalmente o heavy metal que são aqueles rocks mais pesados. Mas é assim realmente, o rock é do diabo, foi ele quem criou?

Se pesquisarmos a origem do rock, vamos perceber que o rock veio de várias derivações, uma delas, é o Blues, o Country, e o Jazz. Alguns dizem que o rock veio da mistura desses três.

Essa história de que o pai do rock é o Diabo, começou quando Robert Johnson, cantor e compositor de Blues, fez um pacto com o Diabo em troca de fama e habilidades musicais. Depois dele, existem muitas alegações que celebridades do rock alegam ter feito pacto com o Diabo.

Mas o fato de celebridades fazerem pactos, ou supostamente terem feito pacto não quer dizer que todos os rocks são do diabo. Em praticamente todo gênero musical, existem pessoas que outros alegam ter feito pacto com Diabo.

O rock muitas vezes ganha esse estereótipo porque por causa do marketing feito pelos artístas. Como por exemplo usar máscaras, usar símbolos e ilustrações nas capas dos albuns, usar técnicas vocais de grito, mas muitos deles nunca fizeram pacto com o Diabo, o marketing é feito chocar e atrair mais público. Embora concordamos que algumas bandas de rock realmente sejam do Diabo, por deixarem explícito, muitas das loucuras dos rocks que existem por aí são marketing, além da performance e estilo que é uma forma de expressão.

É claro e obvio que concordamos que o rock, e principalmente o heavy metal são músicas mais pesadas se compararmos com os demais gêneros musicais, e estão associados com rebeldia e agressividade. Mas nem toda pessoa que escuta é rebelde e agressivo.

Mas algo que podemos notar em uma música são as letras. Letras de qualquer gênero musical pode ter coisas que a bíblia condena, a única coisa que muda é a forma que o músico expressa. Vejamos um exemplo:

Pop

Eu quero te amar
Mas algo está me afastando de você
Jesus é minha virtude
E Judas é o demônio ao qual eu me apego
Eu me apego

Eu sou apenas um santo tolo
Oh, baby, é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonado por Judas, baby
Eu sou apenas um santo tolo
Oh, baby, é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonado por Judas, baby

Heavy Metal

Pai e o Filho e o Espírito Santo
Comunista em coma
Mostre-me todas as apostas são uma aposta

No meio de um inverno nuclear
É uma conquista moderna da horda retro apocalíptica
Satanás? Você deve estar enganado, não há mais satanás
Só os chefes no tabuleiro

         Qual dessas duas músicas você cantaria com mais com mais tranquilidade? O Diabo por assim dizer, está em todo lugar, mas claro que você decide escutar o que quiser, afinal músicas são como frutas, cada um gosta mais de um tipo, mas devemos tomar cuidados com as frutas podres.

Se rock é musica do diabo, samba é musica de macumbeiro, sertanejo é musica de corno, funk é musica de estuprador e por aí vai. Se o rock incentiva ao satanismo a droga e ao sexo, o funk incentiva ao estupro, a fornicação, o sertanejo ao o que? A fornicação, ao adultério, então se for estereotipar um, você vai acabar estereotipando os outros, porque o estereótipo vale para todos que tem aquelas características e se você for julgar assim você não vai ouvir praticamente nada. A Bíblia fala que o mundo inteiro está sob a influência do Maligno.

Mas o que devemos analisar em uma música em si para saber se podemos escutar ou não? Nós lemos em:

(Filipenses 4:8) Por fim, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é de séria preocupação, tudo que é justo, tudo que é casto, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a considerar essas coisas.

Com base nesse texto, podemos analisar se a música que estamos ouvindo, fala algo que é de séria preocupação, se fala algo justo, algo casto, algo que é amável, se fala algo bom, se fala algo digno de louvor, o texto termina dizendo que devemos considerar essas coisas. Então acredito que devemos tirar proveito das partes boas das músicas.

Bom, espero que tenha ficado claro, se gostou deixe seu like, compartilhe o vídeo, e se não se inscreveu se inscreva para acompanhar os vídeos. Teremos vídeos todas as quintas e domingos e você está convidado a participar com seus comentários, estarei respondendo assim que possível. As referências estarão na descrição. Muito obrigado e até o próximo vídeo.

Referências

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/12/02/interna_politica,810894/rock-induz-as-drogas-e-ao-satanismo-diz-novo-presidente-da-funarte.shtmlhttps://whiplash.net/materias/biografias/220810-robertjohnson.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes