Primeiramente, o que é um vingança? Vingança é retribuir uma punição por ferimentos ou ofensas causadas por outro. É executar aquilo que reputa justo ou pagar na mesma moeda a sua própria satisfação.
Deus é vingativo? Sim, a bíblia diz em Salmo 94:1 que Deus é um Deus de vinganças.
(Salmo 94:1) Ó Deus de vinganças, Jeová, Ó Deus de vinganças, resplandece!
Porém Deus nos fala em sua palavra para não nos vingarmos, lemos em:
(Levítico 19:18) “‘Não se vingue dos filhos do seu povo nem guarde ressentimento deles; ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou Jeová.
(Romanos 12:19) Não se vinguem, amados, mas deem lugar à ira; pois está escrito: “‘A vingança é minha; eu retribuirei’, diz Jeová.”
Tanto nas escrituras hebraicas e nas gregas o conselho é para não nos vingarmos. Mas talvez você se pergunte, se Deus se vinga porque não podemos nos vingar? Afinal, não temos que imitar a Deus?
Primeiro você precisa entender a diferença entre a vingança de Deus, e a vingança do homem. As duas vinganças são diferentes. Vamos entender primeiro a justiça de Deus.
A vingança de Deus
Vou deixar alguns textos na tela, você irá perceber que:
- A vingança de Deus tem um propósito, é um tipo de vingança que traz alívio e beneficio a favor de quem confia nele;
- O propósito de Deus para exercer vingança e defender a sua soberania e glorificar seu próprio nome;
As escrituras indicam que Deus tem um tempo certo para se vingar de quem ele considera seus inimigos.
(Lucas 18:7, 8) Certamente, então, será que Deus não providenciará que seja feita justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite, ao passo que é paciente com eles? 8 Eu lhes digo: Ele providenciará que seja feita justiça a eles rapidamente. Contudo, quando o Filho do Homem chegar, achará realmente essa fé na terra?”
(Mateus 24:36) “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.
Além disso, a bíblia diz que os caminhos e pensamentos de Deus são mais altos que os nossos caminhos, ou seja ele sempre sabe mais que nós.
(Isaías 55:9) “Pois, assim como os céus são mais altos do que a terra, Assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, E os meus pensamentos, do que os seus pensamentos.
As escrituras também nos dizem que Deus nunca faz o que é errado. É ele quem determina o que é certo e errado, e ele ja determinou por age de acordo com isso. Por isso ele pode vingar, porque a sua vingança é perfeitamente justa. Então podemos nos alegrar com a vingança de Deus porque ela sempre é correta.
(Sofonias 3:5) Jeová é justo e está no meio dela; ele não faz o que é errado. Manhã após manhã ele torna conhecidas as suas decisões judiciais, Sem falhar, como a luz do dia. Mas o injusto não sente vergonha.
(Deuteronômio 32:4) A Rocha — perfeito é tudo o que ele faz, Pois todos os seus caminhos são justos. Deus de fidelidade, que nunca é injusto; Justo e reto é ele.
(Jó 34:10-12) Por isso escutem-me, homens de entendimento: O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, O Todo-Poderoso nunca faria o que é errado! 11 Pois ele recompensará o homem conforme as suas ações E trará sobre ele as consequências dos seus caminhos. 12 A verdade é que Deus não faz o que é mau; O Todo-Poderoso não perverte a justiça.
A vingança dos homens
Agora vamos ver a vingança dos homens, nós vimos que Deus por meio das escrituras diz que não devemos nos vingar, mas por que?
A vingança dos homens são tomadas por iniciativa própria e executadas em ira descontrolada e não trazem a justiça de Deus.
(Tiago 1:20) pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Muitas vinganças de homens são injustas pois são fruto de hostilidade sobre o que é justo e direito. Nós sabemos que cada um tem seu senso do que é certo é errado, então se vinga com base nisso e com base em no instinto.
O ser humano não sabe guiar o próprio passo, não sabe tão corretamente o que é justo e o que não é. Mas Deus sabe, ele faz o que é justo e não deixa sua ira afetar a sua justiça.
(Jeremias 10:23) Bem sei, ó Jeová, que o caminho do homem não pertence a ele. Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.
Além do mais, a justiça do homem gera vingança contra si mesmo. Pois é bem possível gerar um ciclo de vinganças uns contra os outros.
Conclusão
Então de novo, Deus é vingativo? Nós vimos que sim, mas vimos que a sua vingança não é como a do homem, a vingança de Deus é uma vingança justa, Deus não é afetado descontroladamente por sua ira, ele simplesmente faz o que é justo, além do mais ele espera o tempo certo para se vingar.
Nós seres humanos fazemos o que julgamos ser justos, mas somos inerentemente afetados pela ira o que nos leva a sermos injustos e atrairmos mais vinganças contra nós mesmos além de pecar contra Deus.
Deixe um comentário