DEUS é o céu? | O que é o TERCEIRO CÉU?

Olá Bereanos, neste post eu irei responder a um comentário sobre um assunto intrigante que me fizeram em um vídeo. O assunto em questão é sobre se Deus seria o próprio céu, e o que é o 3° céu mencionado em 2 Coríntios 12:2.

O comentário diz o seguinte:

“Irmão, faz um vídeo falando do céu celestial ou no caso o 3° céu, os irmãos levantaram o tema no face onde Jeová seria o próprio céu, é uma ideia meio alienígena pra gente, mas com base em alguns textos faz sentido, além de não ser mencionado a criação do céu espiritual, e se fosse criado e Jeová se movesse pra lá, ainda ficaria a pergunta de onde Jeová saiu para entrar no céu espiritual” 🤯

 Bom, primeiro vou explicar sobre o terceiro céu e depois sobre se Deus é o próprio céu ou não. Mas tudo isso com base na Bíblia.

O texto que fala sobre o terceiro céu está em:

(2 Coríntios 12:2, 3) Conheço um homem em união com Cristo que, há 14 anos — quer no corpo, quer fora do corpo, não sei; Deus sabe —, foi arrebatado ao terceiro céu. 3 Sim, conheço esse homem que — quer no corpo, quer separado do corpo, não sei; Deus sabe — 4 foi arrebatado para o paraíso e ouviu palavras que não podem ser ditas e que não se permite ao homem falar.

Vamos focar no Terceiro Céu. Esse texto Paulo falou que conhece um homem que foi arrebatado ao terceiro céu há 14 anos, no caso o contexto mostra que é ele mesmo, depois descobrimos que esse terceiro céu é o que ele chama de paraíso. Porém só este texto da Bíblia descreve o céu assim, como “terceiro” céu, por isso não podemos afirmar com certeza que o céu espiritual seja construído por camadas.

O que Paulo muito provavelmente está se referindo ao dizer “terceiro céu” é que o terceiro céu seria o domínio espiritual, e não que o céu espiritual seja dividido em três. Se fossemos enumerar o primeiro céu seria a atmosfera terrestre, o famoso céu azul, o segundo seria o espaço sideral onde ficam as estrelas e os corpos celestes, e o terceiro seria um céu mais exaltado que transcende a matéria, o céu espiritual onde ficam as criaturas espirituais.

A outra pergunta seria se Deus é o céu. Será mesmo? Vou explicar.

Segundo 2 Crônicas, o céu dos céus, que é o domínio espiritual não aguenta sustentar Deus, por isso Deus não pode ser o próprio céu, então na verdade Deus está fora dos céu espiritual. Nós lemos em:

(2 Crônicas 6:18) […] Os céus, sim, o céu dos céus, não te podem conter; […]

Mas segundo Jesus no céu tem muitas moradas, isso significa que o céu é um lugar espiritual e foi construído a partir de Deus. Nós lemos em:

(João 14:2) Na casa do meu Pai há muitas moradas. […]

         Embora a Bíblia fala que o céus dos céus não pode conter Deus, a Bíblia também fala que Deus é espírito, por isso que ele é invisível aos nossos olhos, nós lemos em:

(João 4:24) Deus é espírito, […]

E só as criaturas espirituais podem ter contato mais próximo com ele.

(Hebreus 9:24) Pois Cristo não entrou num lugar santo feito por mãos humanas, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, de modo que agora comparece perante Deus em nosso favor.

         Para Jesus “comparecer perante Deus”, ele precisou primeiro estar no céu espiritual onde é possível comparecer perante Deus. Bom vamos montar o esquema:

         Primeiramente temos Deus Todo poderoso e infinito, então vou representa-lo como uma energia. Deus fica acima de tudo porque o céu espiritual não consegue contê-lo porque ele é infinito.

Logo em seguida temos os céus espiritual, como um universo invisível aos nossos olhos onde ficam os anjos e as criaturas espirituais.

Depois temos o universo físico que é o nosso domínio.

   

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes