Certamente existem Testemunhas de Jeová fanáticas, assim como há fanáticos em todas as religiões, porém não se pode generalizar todos a partir de um ou vários. Ou seja, eu não posso te chamar de fanático só por ser de tal religião.
O que é o fanatismo? Podemos defini-lo como o exagero logicamente indefensável e até mesmo moralmente condenável, na crença e prática de uma ideologia. Em outras palavras, o fanatismo leva pessoas a tomar ações que não podem ser justificadas pelo pensamento racional e que são moralmente condenáveis.
Porque as pessoas falam isso das TJ? Porque elas muitas vezes não mudam de opinião por terem convicção de suas crenças. Mas não confuda fanatismo com convicção. Convicção é uma opinião firme sobre algo com base em provas ou razões que convencem.
A pessoa fanática demonstra algumas características:
Não questiona suas crenças e ideologias e não consegue dialogar amistosamente com quem discorda delas; Quando é dito que o fanático não questiona suas crenças e ideologias, isso não significa que devemos questionar tudo e rejeitar todas as respostas, é necessário ter um equilíbrio. Se há uma pergunta, deve haver uma resposta. Não é inteligente questionar tudo se não aceitamos respostas coerentes e fundamentadas.
- Se nega a ver pontos positivos na opinião contrária e negativos em sua própria opinião; No momento em que eu me nego a ver aquilo que realmente é bom em quem discorda de mim, eu também estarei sendo um fanático.
- Idolatra os porta-vozes de sua ideologia, considerando-os como semideuses; ah tal ator tem determinada crença ou ideologia que o fanático apoia, então o fanático vai idolatrar esse ator
- Critica porta-vozes de ideologias opostas mesmo quando eles não fizeram nada de errado; fulano de tal falou isso e aquilo? Esse é um lixo de pessoa
- É cego moralmente e é incapaz de perceber seu próprio fanatismo Vemos isso em movimentos que pregam o direito de uma mãe matar seu próprio filho, desde que esteja em seu útero, algo que não pode ser defendido pela razão. Mas os que assumiram tal ideologia nem ao menos são capazes de pensar sobre o assunto de forma lógica e moral.
Vamos ver o que a bíblia diz!
(Provérbios 14:15) A pessoa ingênua acredita em qualquer palavra, Mas quem é prudente pensa bem antes de cada passo.
Esse texto mostra que quem é ingênua acredita em qualquer palavra, os fanáticos são assim, eles acreditam em qualquer coisa que está na sua religião sem questionar, mesmo sabendo que muitas coisas já foram comprovadas que estão erradas, elas continuam aceitando e defendendo. O texto continua dizendo que quem é prudente pensa bem antes de cada passo. Não devemos ser ingênuos, mas sim pensar bem, acreditar no que é coerente e fundamentado.
A Bíblia em Provérbios 12:5 diz que as orientações dos maus são enganosas. Ser fanático é ir além da lógica para defender algo que muitas vezes está fora dos padrões de Deus, como por exemplo no caso de pessoas que alegam que o feto não é vida, nesse caso, quem faz isso acaba por ser maldoso (a) e enganoso, pois está tirando uma vida, e está alegando algo já foi comprovado ao contrário.
(Provérbios 12:5) Os pensamentos dos justos são corretos, Mas as orientações dos maus são enganosas.
Veja agora o que encontramos na revista A Sentinela de Março de 2016, publicada pelas TJs, essa revista é estudada na reunião no final de semana nós lemos:
“Pense em como você responderia a estas perguntas: Por que eu acredito em Deus? O que me faz ter certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus? Por que eu acho que é melhor seguir os padrões de moral de Deus do que o estilo de vida do mundo? O objetivo dessas perguntas não é criar dúvidas em sua mente. Pelo contrário, elas ajudam você a fazer o que o apóstolo Paulo disse: ‘Comprovem por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.’ (Rom. 12:2) Mas por que você precisa fazer isso?” (A Sentinela de 2016, março, p. 9 par. 3)
As Testemunhas de Jeová são incentivadas a provar a si mesmas sua crença em Deus e isso faz com que não sejam pessoas fanáticas. Questionar é bom, desde que seja com o propósito de encontrar respostas verdadeiras e fundamentadas. Ao fazer isso você estará sendo razoável e se afastando do fanatismo.
Então as Testemunha de Jeová são fanáticas? Pode existir sim, mas elas são incentivadas a não ser e comprovar por si mesmas suas crenças em Deus, a ter coerencia e fundamento o que é o oposto de ser fanático.
Deixe um comentário