“@bereanocristao não é apenas as Tjs que pregam o evangelho? Qual religião que você conhece (que não seja seita TJ) que prega que o Reino de Deus é a única solução pro governo da humanidade, e faz isso em “toda” a terra?”
Ele escreveu isso em um comentário onde outro comentarista estava defendendo que a pornografia é pecado de desassociação. Daí eu respondi que o Fato das Testemunhas de Jeová pregarem de casa no mundo todo não dá a elas nem o corpo governante o direito de ir além do que está escrito. Quando você convida alguém a ir na reunião você se sente confortável em dizer que a sua religião é baseada na Bíblia?” Ele continua:
“Pois bem, vamos tratar do que perguntou: Eu me sinto a vontade sim, afinal, é o melhor grupo religioso da terra, o que mais ensina verdades. Os demais grupos, nem ensinam as verdades básicas. Como posso reclamar desse grupo?”
Eu entendo seu pensamento, e realmente as Testemunhas de Jeová ensinam muitas verdades, mas quando se trata do erro a maioria dos irmãos joga para Jeová e isso é um problema, quando os israelitas criaram o bezerro de ouro, Jeová deixou para quem resolver? Toma cuidado que vai dar ruim para o lado de vocês, o erro perpetuado em nome de Deus é mais hediondo que o normal, você gostaria que pegasse seu nome e dizer mentiras e dizer que foi você que inspirou o outro a falar aquilo?
Ele continua:
“Há equívocos? Claro que há. Mas vocês se esqueceram (no sentido de não mais aceitar, e os motivos são de vocês com o Pai) de que Jeová não exige perfeição de nós, muito menos de entendimento.”
Jeová não exige perfeição porque não somos perfeitos, mas ele quer que nos tornamos santos, isso quer dizer que devemos dar o nosso máximo em agradar a Deus e ter a moral limpa. Nós lemos em:
(1 Pedro 1:15, 16) mas, assim como o Santo que os chamou, tornem-se santos em toda a sua conduta, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”
Ser santo segundo as publicações seria ter a moral limpa, isso inclui não pecar e nem ensinar nada errado. Será que estamos sendo santos se empurramos a responsabilidade para o corpo governante nos ensinar e aceitamos um ensinamento errado? Será que não devemos ir atrás de conhecimento bíblico em vez de aceitar tudo o que vem deles? E por assim dizer Jeová quer sim que tenhamos perfeição em nosso entendimento, afinal a gente quer a verdade e não apenas interpretações, leiamos:
(Colossenses 1:9, 10) É também por essa razão que, desde o dia em que ouvimos isso, não paramos de orar por vocês e de pedir que fiquem cheios do conhecimento exato da vontade dele, com toda a sabedoria e compreensão espiritual, 10 para andarem de um modo digno de Jeová, a fim de lhe agradarem plenamente, ao passo que continuam a dar fruto em toda boa obra e a aumentar no conhecimento exato de Deus.
Nesse texto, Paulo estava pedindo em oração que eles tivesse mais conhecimento da Bíblia, fala dum “conhecimento exato”, como se adquire esse entendimento? Estudando a Bíblia, e realmente as Testemunhas de Jeová antigamente davam um bom exemplo disso, até eram chamadas antes de “Estudantes da Bíblia”, tinha este título justamente porque estudavam para obter esse conhecimento exato. Mas para isso temos que nos expor aos contra pontos e aceitar o que realmente é. O estudo nos leva a fazer perguntas e perguntas geram mais perguntas, que a medida que vamos respondendo conseguimos obter o conhecimento exato.
Mas só o fato de você está aqui já é elogiável, porque o corpo governante não quer que vocês vejam contrapontos sobre o que eles ensinam.
Veja o que diz a Sentinela de 1986 no parágrafo 7
“Por exemplo, o que fará se receber uma carta ou alguma literatura, e, abrindo-a, vê logo que procede dum apóstata? Será induzido pela sua curiosidade a lê-la, só para ver o que ele tem a dizer? Talvez você até mesmo raciocine: ‘Isso não me vai afetar; sou forte demais na verdade. E, além disso, tendo a verdade, não temos nada a temer. A verdade suportará a prova.’ Argumentando assim, alguns nutriram a mente com raciocínios apóstatas e caíram vítimas de sérias perguntas e dúvidas. (Veja Tiago 1:5-8) Portanto, lembre-se da advertência contida em 1 Coríntios 10:12: “Quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia.”
Então eles praticamente proíbem vocês verem conteúdo de quem faz vídeo assim como eu. Além disso tem essa outra publicação, um ministério do reino onde diz grifado:
“Mencione a astúcia de alguns destes grupos que se apresentam como “amigos”, e que com conversa bajuladora procuram semear dúvidas. (Rom. 16:17, 18) Alerte os irmãos sobre isso, pois, se não estão na organização de Jeová, não são nossos amigos, mas inimigos.”
Ou seja, é como se qualquer coisa que venha de fora da organização fosse mentira, e isso é um absurdo, além disso falou que todos os que estão fora da organização deles são inimigos, o que não é verdade para todo caso. O corpo governante não quer que vocês tenham acesso a nossos conteúdos porque se acham os donos da verdade e irrefutáveis, isso não tem cabimento.
As publicações antigas te ensinavam a examinar o que se aprendia e ler a bíblia, hoje é aceita o que eu te falo e cala sua boca, falando em grosso modo. Tudo o que vem da organização está certo, o que vem de fora se for um elogio está certo, se for um puxão de orelha deve ser encarado como de apostatas e como mentira.
Eu até tampei a sua foto para você não ter problema porque eu sei como é, mas veja bem só o fato de você estar aqui prova que você mesmo não segue tudo o que o corpo governante fala, e isso não é um problema pois aqui você não está fazendo nada de errado, mas se algum ancião ai da sua região assistir e ver sua foto pode vir atrás de você, por isso eu tapei.
E eu vou deixar na tela, eu já fui chamado de apostata aqui no meu canal, justamente porque mostrei um contraponto que vai contra o que as Testemunhas de Jeová acreditam. Isso equivale a me chamar de filho do diabo, porque eu discordei do corpo governante, entende, essa palavra é forte dentro das Testemunhas de Jeová, eles entendem que quem é apostata odeia tudo o que é bom e ensina mentiras para as pessoas, mas eu não me ofendo mais, as vezes eu até rio.
Mas vocês sabiam que os ajustes de entendimento vem justamente por causa do contra ponto? Todo ajuste de entendimento parte do pressuposto que eles estavam errados, por isso corrigem os entendimentos justamente porque existem contra pontos, então devemos dar atenção aos contra pontos justamente para ver se não estamos errando em nada, mas eu falo de contraponto sérios e não contraponto de apostatas que negam o que a Bíblia está dizendo. A Bíblia diz:
(Provérbios 18:17) O primeiro a apresentar a sua causa parece estar certo, Até que vem a outra parte e o interroga.
Então é assim, o primeiro parece estar certo quando fala sozinho, mas e quando vem o outro? E quando vem o contra ponto? O corpo governante quer sempre apresentar a causa sozinho, como eu já coloquei ai nas publicação na tela eles não permitem que venha a outra parte para o interrogar.
Veja bem como eles são, eles fazem o ajuste de entendimento por causa dos contrapontos, mas não deixam vocês verem os contra pontos, não é meio estranho isso? Soa até como hipocrisia, é como se todo mundo fosse criança e não tivesse maturidade para discernir o que é verdade e o que é mentira. Meus queridos, a verdade não teme o exame, vou deixar um vídeo na descrição que fala sobre isso. Se alguém fica evitando a todo custo você ver algo é porque esta escondendo alguma coisa, ele continua:
Vocês dizem: “O espírito de Jeová nunca está errado. Jesus nunca está errado. Então, como pode ser que as Testemunhas de Jeová são dirigidas por Jeová e Jesus? “Impossível!”. Mas alguém iria fazer o mesmo argumento sobre as sete congregações para quem João escreveu as cartas no livro de Apocalipse? Ensinos errados também estavam sendo ensinados dentro daquelas congregações no ano 96 D.C, quando João escreveu Apocalipse. Veja: “…se apegam ao ensino de Balaão…” (Apoc 2:14) “…tens também os que se apegam igualmente ao ensino da seita de Nicolau…” (Apoc 2:15) Há quem diga que essas 7 congregações são um tipo profético que representa todas as congregações de Deus hoje. Viu quantos erros e quantos problemas existiam nessas congregações do primeiro século, mesmo elas sendo dirigidas por Jeová e Jesus? Como pode isso? Jesus e o espírito santo não podem cometer erros. Só porque uma pessoa ou um grupo de pessoas são dirigidos pelo espírito santo, não significa que eles vão SEMPRE seguir a direção do espírito de Deus. Não foi assim com Moisés. Não foi assim com Davi. Não foi assim com os Israelitas. Não foi assim com os Apóstolos!
Eu concordo, e já que você afirma isso temos que concordar que eles não podem ser encarados sempre como a palavra final, afinal eles são imperfeitos, se eles deixam de seguir a direção do espírito nós devemos continuar seguindo a direção correta, certo? Ou vamos seguir a eles? A resposta a essa pergunta vai mostrar se você segue a Deus, ou a homens que se dizem se guiar por espírito. É disso que estou falando, quando eles errarem vocês deviam consertar. Mas isso sempre é empurrado para Jeová “ah Jeová vai corrigir” “ah você não confia em Jeová?”
O problema é grande parte dos irmãos seguem só o que está nas publicações e esquecem de ler a Bíblia, e isso é um perigo porque você não tem contrapontos, só tem aquilo como ideia e ainda não pode discordar formalmente, se não vai ser visto como fraco espiritual, como rebelde e apostata. Ele continua:
“Às vezes, eles não conseguiram seguir a orientação do espírito de Deus, que os levou a ter ações ou pensamentos incorretos. E assim, há uma diferença entre ser dirigido pelo espírito santo e ser inspirado pelo espírito santo. Pessoas que foram INSPIRADAS pelo espírito santo para escrever a bíblia, NÃO cometeram erros nesses escritos. No entanto, essas mesmas pessoas, quando estavam sendo DIRIGIDAS pelo espírito de Deus, nem sempre seguiram exatamente a direção do espírito de Deus e isso os fez cometer erros, inclusive de entendimento. Os próprios profetas, que receberam revelações diretas do próprio Jeová não entendiam o que viam em visões, como Daniel, por exemplo. Como podem cobrar isso do corpo governante que precisa entender estudando 66 livros? Lógico que haverá equívocos.”
Sim, assim como pode acontecer com qualquer um de nós, mas devemos estar preparados para corrigir assim que entendermos o que está errado e isso não é feito, é o corpo governante que determina quem é melhor para você, você não pode questionar, se eles não entendem e eu tenho um ponto que eu entendo porque eu tenho que aceitar o que eles estão falando se eles mesmos não entendem? Percebe como não faz sentido esse pensamento?
Aliás, até Jeová se permite ser questionado, porque o corpo governante não deixa a gente questionar? Moisés questionou a Jeová dizendo para ele não ficar irado com o povo, e Jeová reconsiderou, Ló questionou a Jeová dizendo que queria ir para outro lugar em vez do local que Jeová havia mandado e Jeová deixou, Jonas questionou a Jeová reclamando que ele não destruiu a cidade fazendo ele ir lá atoa e Jeová não ficou destruiu Jonas, só ensinou uma lição de moral, agora quem é esse corpo governante que não se permite ser questionado?
Veja o que diz essa Sentinela de 2017, os links estarão todos na descrição:
“O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações. Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870. Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito.”
Ora, eles mesmos assumem que erram ao dar explicações, porque eu tenho que aceitar a explicação errada? Jesus não disse que o escravo ia dar alimento perfeito? Jesus não falou também que o escravo é uma profecia de instrutores da bíblia. Veja essa outra sentinela de 1982:
“Mas, Jeová Deus proveu também sua organização visível, seu “escravo fiel e discreto”, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia. — Veja Atos 8:30-40.”
Ou seja, o corpo governante ensina os irmãos a aplicarem os ensinamentos na vida que podem estar errados pois eles já assumiram, não deixa ninguém corrigir nem ver contrapontos, que eu já mostrei e te prende na religião tentando te fazer acreditar que não conseguimos avançar na estrada da vida sem esse canal de comunicação que são eles. Eles praticamente estão dizendo que são inspirados por Deus, pois se auto intitulam “canal de comunicação”, canal de comunicação é a Bíblia, Jesus e não o corpo governante. Ou seja, eles sendo o canal de comunicação, largar a eles é o mesmo que largar a Jeová, grande parte das testemunhas de Jeová adoram ao corpo governante sem perceber, prova disso é alguns que vem defender coisa errada que eles pregam.
E outra, voltando ao comentário os erros que haviam nas congregações descrito no livro de apocalipse eram de indivíduos, o problema na organização é que a liderança está levando os irmãos ao erro, tipo se eu criar uma seita o problema é meu, eu vou ser desassociado e com razão, agora se a liderança promove seita, prega heresia nada é feito, e é empurrado para Jeová corrigir, pois o canal de comunicação é eles.
Pode não ser isso que você está dizendo, mas me parece que você está implicando que as Testemunhas de Jeová podem errar e permanecer no erro e isso é o mesmo que dizer que foi correto os israelitas terem feito o bezerro de ouro porque Jeová escolheu eles como povo, afinal eles eram o povo escolhido, eles podem errar. Claro que não né, o que é errado não se torna certo só porque temos “temos a verdade”, só porque somos escolhidos de Deus, isso é o mesmo que dizer que alguém pode desobedecer uma lei por ser um autoridade ou ter um cargo importante.
Meus queridos aproveita que sou eu que estou falando isso para vocês, porque quando for um apostata do sentido mais amplo da palavra, vocês vão passar vergonha, porque fica feio alguém que realmente abandonou a Deus falar uma verdade que nós não aplicamos, daí vocês vão achar que é mentira. As vezes a gente vai na igreja achando que tá adorando a Deus, mas estamos seguindo a homens, devemos tomar cuidado com isso, e esse é o problema da organização das Testemunhas de Jeová, é a adoração a homens, ao corpo governante, porque se não houvesse essa idolatria, os irmãos pensariam duas ou três vezes antes de aceitar qualquer coisa que venha deles. Ele continua:
“Jeová espera correções? Sim, no máximo em que nossa capacidade humana o permitir.”
No máximo que a capacidade do corpo governante permitir, não é? Por que quando apresentamos correções, somos chamados de apostatas?! As correções sempre tem que vir deles, nunca pode alguém questionar e eles não deixam vocês verem conteúdos como o meu. Ele continua:
“De nenhuma maneira esses equívocos provam que as Testemunhas de Jeová não são dirigidos pelo espírito. O próprio fato de que eles tem feito ajustes no entendimento da bíblia e corrigido ensinamentos ou ideias erradas, é prova de que eles são dirigidos pelo espírito santo.”
Corrigir ensinamentos ou ideias erradas é prova de maturidade espiritual. Mas se essas correções na verdade são mais erros aí não dá né? Por exemplo o corpo governante adicionou pecados de desassociação, isso não é correção, tem pessoas sendo desassociadas porque acredita que a terra é plana, porque usa barba, ou até mesmo porque foi abusada, ou seja a pessoa foi desassociada porque foi vítima e não porque cometeu um pecado em si. Isso não é brincadeira, precisa ser corrigido. Ele continua:
“Outras religiões simplesmente não seguem este exemplo. Eles continuam a ensinar as mesmas velhas falsidades babilônicas e seguindo as mesmas práticas pagãs antigas. Mas não as Testemunhas de Jeová. Basta olhar para as mudanças que as TJs fizeram!”
Sim, algumas religiões continuam ensinando trindade, inferno de fogo que “foi Deus quis assim” e por aí vai. Mas não tente comparar as Testemunhas de Jeová com as outras religiões sempre, sabe porque? Leiamos:
(Gálatas 6:4, 5) Mas examine cada um suas próprias ações, e então terá motivo para se alegrar apenas com respeito a si mesmo, e não em comparação com outra pessoa. 5 Pois cada um levará a sua própria carga.
Então se as outras religiões ensinam heresias é problema delas, a gente deve se preocupar com a nossa. Na verdade esse texto nem está falando de religião, mas de indivíduos, cada indivíduo deve se preocupar com a sua responsabilidade perante Deus, pois a salvação é individual e não coletiva, por isso que estou dizendo que apoiar o que a religião faz de errado vai prejudicar vocês, pois no dia do julgamento Deus não vai ficar te comparando com os outros, mas vai querer saber o que você fez, então o que as outras religiões fazem é problemas delas, Jeová quer saber da sua adoração como indivíduo.
“Só podemos concluir então, que de todas as organizações religiosas na terra hoje, apenas as Testemunhas de Jeová que são verdadeiramente dirigidas pelo espírito santo de Jeová.”
Eu acho que precisa de mais provas. Mas tudo bem tá, é a sua fé, todos nós temos o direito de acreditar no que quiser, mas seremos julgados por isso. Mas tome cuidado o Corpo Governante pode jogar a responsabilidade para vocês quando o calo apertar para eles, assim como já fizeram.
A questão é, quando o negócio é guiado pessoalmente por Deus ele não tolera a permanência no erro, por exemplo quando os israelitas criaram o bezerro de ouro, por mandamento de Jeová Moisés foi lá e teve que separar quem queria servir a Jeová e quem queria servir ao bezerro e teve matança. Quando Ananias e Safira tentaram enganar o espírito santo Jeová os matou, quando Jeová corrigir os erros dessa organização religiosa você acha que vai dar bom? Porque qualquer coisa que eles ensinam e praticam de errado colocam em nome de Jeová, e isso vai dar ruim para vocês que apoiam isso. Então as Testemunhas de Jeová podem permanecer no erro só porque fazem muitas coisas que as outras religiões não fazem? É obvio que não, não é só porque você acredita que a sua religião é a verdadeira que isso te dá passe livre para pecar e apoiar os pecados da organização.
Referências:
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lpt/1986203?q=ap%C3%B3stata&p=par
Deixe um comentário