Primeiramente, o que é um militante? Militante é aquele que defende ou combate ativamente uma causa. No caso em questão, os militantes são aqueles que são totalmente contra as Testemunhas de Jeová, e tentam combater todos os ensinos e práticas e julgam todas elas como pessoas más, muitos desses militantes são ex-membros, os chamados “apóstatas” ou opositores.
Mas porque essas pessoas militam contra as Testemunhas de Jeová? A resposta a esta pergunta varia de caso para caso. Por exemplo, muitos se sentem magoados e extremamente traídos pela liderança depois que descobriram algumas verdades sobre vários assuntos, outros cometem pecados graves e são expulsos da religião, e começam a militar contra por raiva de terem sidos desassociados. E existem vários casos, não sabemos a motivação de todos. Mas uma coisa podemos dizer de todos os militantes anti-TJ, eles tem ódio das Testemunhas de Jeová.
Existem muitas pessoas na internet criticando as Testemunhas de Jeová em diversos assuntos, não que esse seja o problema. O problema só mostrar o erro e não apresentar um caminho correto a ser seguido. Quem faz isso tem um objetivo destrutivo e não construtivo, veja o que diz:
(Tiago 2:15, 16) Se um irmão ou uma irmã não tem o que vestir nem alimento suficiente para o dia, 16 e um de vocês lhe diz: “Vá em paz; mantenha-se aquecido e bem alimentado”, mas não lhe dá o que ele necessita para o corpo, de que adianta isso?
Esse texto nos ensina, que se dizermos para alguém se manter aquecido sem dar uma coberta não adianta nada, da mesma forma, quem destroi a crença de alguém sem apresentar a crença correta a ser seguida também resolve nada. Alguns ainda dizem, “Ah o caminho correto é o Cristo”, mas isso é muito simplório, porque é óbvio que o caminho é o Cristo! O ponto é que quando dizemos que algo está errado, devemos explicar o por que e mostrar o correto.
Bereanos, quando criticamos uma denominação ou crença publicamente, devemos também apresentar a solução. Se apenas apresentamos algo como errado, muito provavelmente estaremos julgando algo pelas nossas próprias normas, e dando um indicio que não vivemos segundo os padrões bíblicos, pois possivelmente estaremos apenas manifestando ódio de algo para o qual também não temos a solução de tal problema. Será que temos certeza que aquilo que criticamos está coêrente com as escrituras, ou estamos apenas magoados com o que realmente é bíblico? Nosso interesse e motivação em criticar devem ser para benefícios espirituais e não pessoais. Nós lemos em:
(1 Coríntios 2:14, 15) Mas o homem físico não aceita as coisas do espírito de Deus, pois para ele são tolice; e ele não pode conhecê-las, porque elas são examinadas espiritualmente. 15 No entanto, o homem espiritual examina todas as coisas, mas ele mesmo não é examinado por nenhum homem.
Esse texto nos ensina que o homem físico não aceita as coisas de Deus e não conhece as coisas de Deus porque não analisa as coisas espiritualmente. Apresentar apenas o errado torna alguém apenas um crítico, e um homem físico que não analisa as coisas espiritualmente, mas muitas vezes com suas próprias normas.
Já a pessoa espiritual, segundo o texto, examina tudo espiritualmente e não segundo as suas próprias normas. E também não pode ser examinado por outro homem, ou seja, não pode ser avaliado corretamente por aqueles que não têm perspicácia espiritual. Então ao fazer uma crítica, é muito importante deixar claro de o porque determinada denominação ou crença está errada com base nas escrituras, porque assim alguém mostra que entende do que está falando e não simplesmente criticando com suas próprias normas, mas com base na Bíblia.
Porém, eu concordo que qualquer obra infrutífera ou crença falsa deve ser exposta como heresia. Então se a Torre de Vigia está pregando algumas heresias isso deve ser exposto como tal a fim de alertar os demais, assim como as próprias Testemunha de Jeová expõe erros de outras religiões. Vejamos só o que diz:
(Efésios 5:6-11) Que ninguém os engane com palavras vãs, pois, por causa dessas coisas, a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejam parceiros deles; 8 pois antes vocês eram escuridão, mas agora são luz em união com o Senhor. Continuem andando como filhos da luz, 9 pois o fruto da luz consiste em tudo o que é bom, justo e verdadeiro. 10 Certifiquem-se sempre do que agrada ao Senhor 11 e parem de participar nas obras infrutíferas da escuridão; em vez disso, exponham-nas.
Esse texto nos ensina que não devemos ser enganados por palavras vãs, e não devemos participar em obras infrutíferas mas expor essas obras. Claro que devemos expor heresias de qualquer religião, mas nosso objetivo final como cristãos deve ser ensinar a Bíblia e o caminho correto e não ficar manifestando ódio de uma religião ou seita expondo heresias. Ser militante extremista e expor um erro a fim de consertá-lo são duas coisas diferentes. Tanto militantes, tanto fanáticos, esses dois tipos de pessoas estão cheios de ódio no coração. O cristão verdadeiro tem interesse sincero na verdade, por isso combate heresias, e não pessoas. Nós lemos em:
(Provérbios 16:21) Quem tem coração sábio será chamado de entendido, E quem fala palavras bondosas é mais persuasivo.
Esse texto nos ensina que quem fala palavras bondosas é mais persuasivo, ou seja quem expõe crenças erradas sem militância tem mais chance de ganhar alguém porque se está interessado na verdade e não em causar brigas.
Quando alguém fizer uma crítica, sempre se pergunte: “Esse alguém está olhando a situação do lado espiritual, ou do lado carnal?” “Você confia na crítica de alguém que tem ódio de alguém?” “Você confia na apologia de um fanático, que vê coisas boas mesmo quando não há?” “Será que essas pessoas estão em posições de fazer um julgamento imparcial?”
Na verdade tanto fanáticos, quanto militantes não estão em posição de criticar nem de defender, pois possuem visões extremistas que não condizem com a realidade. Embora essas pessoas possam ajudar outras de alguma forma, suas intensões não condizem com essa ajuda.
Referências:
https://www.dicio.com.br/militante/https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1977169
Deixe um comentário