Olá Bereanos, neste post exploraremos as raízes da ignorância e da má interpretação, abordando o falso conceito de que a voz do povo é a voz de Deus.
Há um ditado popular que diz: “A voz do povo é a voz de Deus”. No entanto, a crença cega nesse ditado pode acarretar em problemas significativos. Por que? Porque estamos argumentando que seguir o consenso social é o reflexo da vontade divina, mas isso é um grande equívoco. Por exemplo, se a sociedade considerar o roubo como correto, isso não o torna moralmente aceitável perante Deus. Essa abordagem é falaciosa, pois assume que a prevalência de um comportamento determina sua moralidade correta e aceitável, quando na verdade a moralidade não é ditada pela maioria, pois o que é certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo e o errado é errado mesmo que todos estejam fazendo. O que é certo ou errado é determinado por Deus, não pela opinião popular. Se a voz do povo fosse a voz de Deus, seria indicação de que Deus luta contra si mesmo, pois o povo pode falar uma coisa, e Deus outra. Jesus falou que o caminho correto não é o caminho que a maioria segue, nós lemos:
(Mateus 7:13, 14) “Entrem pelo portão estreito, porque largo é o portão e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos entram por ele; 14 ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos a acham.
Conforme os registros dos evangelhos, Jesus ensinou que seguir o caminho que a maioria segue, chamado de caminho largo, leva à destruição, enquanto o caminho estreito que é o mais difícil leva à vida, mas é encontrado por poucas pessoas. Então não é a prevalência da maioria que leva ao caminho correto, mas muitas vezes o caminho que ninguém, ou poucos querem trilhar é que é o correto. Não é o caminho das flores, você terá dificuldades mas você será feliz por estar trilhando o caminho correto, por ter realmente encontrado o caminho, os benefícios são espirituais, para entender isso é necessário ter uma relação com Deus, é necessário conhecer a Deus, ter fé, se não só se vê os malefícios físicos e não vê sentido nenhum em suas práticas o pessoal tem mania de querer testar nos outros, mas a fé é sua, a sua relação com Deus é sua, se você não tiver uma relação com Deus não entenderá o que nós pregamos aqui, daí fica querendo sempre ver, se eu não ver eu não acredito, mas na verdade isso é falta de fé. Por isso que fala que poucos encontram porque a tendência do ser humano é ir pelo caminho mais fácil e confortável, ninguém quer ser desprezado por fazer o certo, por isso que a maioria segue o caminho da destruição, que é o caminho de menor esforço e mais fácil, mas que leva à destruição conforme Jesus disse. E naturalmente nós não queremos sofrer pelo o que acreditamos, eu não quero, se eu pudesse fazer tudo sem nenhuma consequência ruim eu faria, e isso é normal, ninguém quer sofrer, mas é algo que fazemos para o Cristo, para nos reconciliarmos com o nosso Deus Jeová.
Talvez alguém pense: “Ah você fala isso porque para você é fácil” e não, eu o que eu ensino é certo para todos e não para alguns, independente se você é casado ou não, se é solteiro ou não, se mora com os pais ou não. Cristo não coloca condições de vida para servir a ele, ele disse que quem quer o seguir apanhe a sua estaca de tortura e siga, ou seja, vai servir a Deus com seus problemas e talvez morra como ele morreu, é isso que dizem os textos. Não é fácil para ninguém. Talvez alguns vejam como extremismo, mas é isso que está escrito como eu mostrei no vídeo 4. Às vezes as pessoas precisam que alguém fale a mesma coisa para confirmar o que o outro disse, mas para mim a Palavra de Deus já é o suficiente, eu entendo esse pensamento, mas as vezes não terá ninguém para te confirmar algo, visto que é um caminho que poucos encontram, então ter fé é muito importante. Eu acredito que temos que mostrar a verdade, não adianta mostrar que é um caminho de flores, só para atrair fieis, quando se faz isso se atrai fieis para si e não para Cristo, e as ovelhas não são dos pastores, mas de Cristo, então temos que mostrar a verdade. Mas um dia vamos olhar para trás e ver que tudo o que passamos valeu a pena, porque nós nos reconciliamos com Deus e ganhamos a vida eterna.
A ideia de que a voz do povo representa a vontade de Deus é uma crença que remonta a tempos antigos e ainda está presente nos dias de hoje, mesmo que não seja explicitamente expressa. Por exemplo, de acordo com os eventos narrados em Êxodo 31 e 32, enquanto Moisés estava no Monte Sinai para se comunicar com Deus, os israelitas construíram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo, então a voz do povo mandou ali. O povo, as pessoas, a sociedade, têm a tendência de seguir seus próprios corações, muitas vezes sem considerar a opinião de Deus em suas decisões. Isso é evidente na história de Adão e Eva, que escolheram seguir seus próprios desejos e enfrentaram consequências negativas. Isso nos faz questionar o sucesso de suas escolhas, onde eles estão para dizer que deu certo? Nós também estamos sujeitos a essa tendência, já que somos influenciáveis, especialmente porque o sistema e o ambiente em que vivemos muitas vezes encoraja esse comportamento. Então, o indivíduo se desvia do caminho e fica achando que é a vontade de Deus, quando não é, por isso que a nossa adoração deve ser racional, e não cega, devemos ter a nossa relação com Deus e não simplesmente seguir a massa. Leiamos:
(Romanos 12:1) Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Culto racional significa adoração consciente, com amor, mas também com entendimento. No Novo Testamento, a adoração começa no coração, que depois se reflete na vida e nas ações exteriores. Infelizmente o engano religioso é pior, porque a pessoa se engana achando que é de Deus quando não é e por assim dizer não larga o osso. É como um certo ditado, o pior cego é o que não quer ver e o pior doente é aquele que não quer a cura. Também é aí que você reconhece a ovelha do gado, a ovelha pensa e conhece a voz do pastor, ou seja, sabe discernir o que procede e o que não procede, e procura a verdade, o gado não, ele só obedece sem querer saber nem entender nem pensar, ele tem um humano para agradar, tem um dono que controla o que ele deve fazer e acreditar. A Bíblia em Provérbios 19:2 fala que não é bom ter zelo sem conhecimento, ser precipitado, defender algo sem entender.
Ainda mais, esse provérbio popular que a voz do povo é a voz de Deus carece de fundamento nas escrituras bíblicas. Ao contrário, o Livro de Eclesiastes 8:9 adverte sobre a ingenuidade em depositar confiança irrestrita nas capacidades e opiniões humanas, ressaltando os riscos associados a tal atitude. Portanto, aderir às correntes sociais de forma acrítica, seja sob a pretensão de serem divinamente sancionadas ou não, pode resultar em desventuras, inclusive privando-se da perspectiva da vida eterna, em casos extremos. A Bíblia diz:
(Provérbios 29:18) Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!
Assim, na ausência de uma divindade que oriente a conduta do coletivo, sem nem sequer um texto bíblico, verifica-se uma tendência à deriva moral. Sem o espírito santo o povo se desvia. Sem o espírito santo a gente não faz nada. Essa ideia de que “a voz do povo é a voz de Deus” é amplamente resistente à mudança, requerendo uma validação coletiva para se estabelecer algo como correto ou como a prática recomendada e isso nem sempre é eficiente. Por vezes os que escondem a verdade são os mesmos que dão autenticidade a algo. Portanto, não dependa da aprovação de ninguém, quando você sabe o certo, simplesmente faça.
Nós somos seres altamente influenciáveis, não tem como negar isso e fugir disso, e não precisamos necessariamente sempre fugir disso porque acabamos por fugir de outras coisas e seremos antissociais e isso é um problema, apenas devemos tomar cuidado, e não que não possamos seguir a massa, mas quando se trata de fazer a vontade de Deus, vamos fazer a vontade de Deus, não dá massa. No Êxodo 23:2 diz “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.”, esse texto Deus estava ensinando que não se devia seguir a multidão para fazer o que é errado, então nem sempre a multidão está certa. É o que eu falo, cada um é responsável pelo que faz, como diz Romanos 14:12, cada um prestará contas de si mesmo à Deus, então você não vai poder culpar o outro pelo que você fez, porque suas ações são somente suas, claro que outros podem contribuir para os nossos erros, mas a partir do momento que nós sabemos o certo, é ignorância de nossa parte praticar o errado porque é simplesmente o que todos estão fazendo, por medo de ser rejeitado, a Bíblia em Provérbios 29:25 fala que tremer diante de homens é uma armadilha.
E não dependa do respeito de ninguém para fazer a vontade de Deus e pregar a mensagem de Cristo. Quando alguém desrespeita é porque já te desabou com a sua mensagem e o seu caráter cristão e reconhece a sua grandeza, e as vezes indivíduos influenciados pelo Diabo podem usar isso para te controlar, vão pensar “se eu desrespeitar ele vai agir como eu quero”, porque ninguém gosta de ser desrespeitado, só que é isso que o Diabo quer e faz com os cristãos, é uma forma de controle, o Diabo pensa assim “se eu não posso obrigar a fazer o que eu quero, vou fazer de outro jeito, vou desrespeitá-lo porque ninguém gosta de ser desrespeitado, daí eles vão sentir que devem parar de ser quem são e perco a influência dos outros”. 1 Pedro 5:8, diz que o Diabo anda em volta como um Leão que ruge procurando a quem devorar, por isso eu acredito que ele pode vir a influenciar as pessoas, e por isso a voz do povo não é a voz de Deus nem de longe. 1 João 5:19 diz que o mundo jaz do Maligno, você concorde ou não, então se você não estiver com Deus, você mesmo sem querer e perceber pode está sendo influenciado pelo Diabo, e ele não brinca em serviço porque conforme Apocalipse 12:12 ele tem pouco tempo. Mas a verdade é que a forma como te tratam não mudam quem você é. Você não precisa mudar sua essência porque alguém não te tratou da forma como você esperava, na verdade isso diz mais sobre a pessoa do que sobre você. Por isso que todo desrespeito a pessoa demonstra que não está bem consigo mesma, é um reflexo de seu ódio, um defeito de si, uma instabilidade mental, baixa energia, algo que o Diabo também a possui e potencializa nos que dão margem para ele.
Não é porque todo mundo faz uma coisa que você deve fazer. Em Atos 5:29 diz que temos que obedecer a Deus antes que aos homens. Deus em primeiro lugar, então se a voz do povo fosse a voz de Deus esse texto talvez não faria sentido se o que Deus quer é o que os homens, o povo quer. Achei importante fazer essa ponderação.
Onde entra a ignorância e má interpretação? É você seguir a massa cegamente em vez de pensar, é achar que o povão sabe das coisas. E é isso que o Diabo quer, e que os poderosos deste mundo querem, eles não querem que você estude, não querem que você tenha conhecimento, porque aí você se aliena à eles, eles querem te deixar dependentes deles, porque quem tem o conhecimento, detém o poder, e controla os outros, por isso a verdade liberta, o questionamento pode se tornar uma fraqueza para quem está no poder. É como diz Oseias 4:6 o povo perece porque lhe falta conhecimento. O texto também diz que o povo rejeita e ignora o conhecimento, o indivíduo não sabe e não quer saber e tem raiva de quem sabe, e por isso perecem, é o que acontece hoje também em nossos dias. Então pode ficar com o pé atrás com aquele que te diz para não conhecer nem estudar nada. Conforme Oseias 4:6, a ignorância é uma maldição e nunca uma benção.
Deixe um comentário