Mariza Fernandes comentou:
“Eu cheguei a uma conclusão que cada um tem a sua verdade é cada um interpreta a bíblia de um modo, ninguém sabe qual é a verdade mesmo”
Ela disse isso, com respeito ao vídeo que eu fiz sobre Lilith, se ela seria a primeira esposa de Adão ou não. Vou responder em forma de vídeo porque eu estudei um conteúdo muito interessante a respeito desse assunto. Antes de continuar eu gostaria de salientar que todas as referências do vídeo estarão na descrição.
Bom, em alguns assuntos bíblicos eu penso assim como a Mariza que cada um tem a sua verdade, ou consciência por assim dizer, e sim existem muitíssimas interpretações da Bíblia, por isso existem tantas religiões. Mas eu também acredito que existem assuntos que possuem um entendimento correto com base em estudos e na lógica, assim como a ciência possui métodos que podem ser testados para se comprovar algo, assim também nos estudos da Bíblia. É muito difícil mas acredito que é possível todos chegarem a um consenso e dizer a verdade é X.
Porque eu acredito que existe uma verdade absoluta e que todos podem chegar nela através de estudos? Leiamos outro texto:
(1 Timóteo 2:3, 4) γάρ; Isto τοῦτο é bom καλός e καί aceitável ἀπόδεκτος diante ἐνώπιον de Deus θεός, nosso ἡμῶν Salvador σωτήρ, o qual ὅς deseja θέλω que todos πᾶς os homens ἄνθρωπος sejam salvos σώζω e καί cheguem ἔρχομαι ao εἰς pleno conhecimento ἐπίγνωσις da verdade ἀλήθεια.
Então conforme o texto a Bíblia fala de um “pleno conhecimento”, a expressão “pleno conhecimento da verdade” é a tradução da palavra ἐπίγνωσις epígnōsis (ep-ig’-no-sis) que significa: “conhecimento preciso e correto”. Então Deus tem esse desejo que tenhamos um conhecimento preciso e correto da sua palavra para que possamos melhor produzir a nossa salvação.
Também eu acredito que a Bíblia é como a ciência, a ciência estuda e se chega afirmações que podem ser testadas, até que seja atualizado por outra afirmação que faz mais sentido. Assim também a Bíblia, hoje entendemos de uma forma, amanhã poderemos atualizar nosso entendimento.
Porém este comentário também deu a entender que a verdade é relativa, mas será assim mesmo? Vou mostrar o que eu estudei a respeito desse assunto.
Primeiramente o que é a verdade? Segundo o dicionário dicio verdade é: “O que está em conformidade com os fatos ou com a realidade”. Também temos o significado em grego da palavra ἀλήθεια alḗtheia (al-ay’-thi-a) que pode significar:
- de uma verdade, em realidade, de fato, certamente;
- na maior extensão.
Então a verdade são fatos inegáveis, é a realidade, é o que realmente é, porém existem algumas expressões na religião por exemplo como “a verdade” que é usada para se referir a crenças dogmáticas, que muitas vezes são mantidas sem justificação e sem a disposição para revisá-las. Porém a expressão “Crença dogmática” descreve melhor “a verdade” em algumas religiões.
Um problema sobre a verdade, principalmente nos dias de hoje é que um mesmo pensamento pode ser verdadeiro para uma certa cultura e ser falso para a outra cultura, então hoje, esse pensamento pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo. Isso acontece porque Adão e Eva pecaram comendo da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, se afastando da verdade, de Deus, a partir daí a humanidade tendeu-se a seguir seus próprios caminhos e definir quais são as suas verdades e mentiras, e isso pode variar muito pois as pessoas seguem diferentes padrões.
Porém, dizer que cada um tem sua verdade, que a verdade é relativa dá base para cada pessoa criar as suas verdades e negar fatos o que pode levar a distorção da realidade, onde as coisas são vistas de um modo totalmente personalizado. Porém naturalmente todo mundo acredita estar correto ao fazer e até dizer alguma coisa, porém assumir que existe uma verdade absoluta implica que o que eu acredito pode estar errado. Assim da mesma forma que acreditar que a verdade é relativa, implica que se acredita também pode estar incorreto, pois é relativo.
Para resolver esse problema, é necessário seguir um padrão universal de verdades que são provadas e comprovadas por diversos meios. Jesus resolveu esse problema, nós podemos ler isso em:
(João 14:6) Respondeu-lhe λέγω αὐτός Jesus Ἰησοῦς: Eu ἐγώ sou εἰμί o caminho ὁδός, e καί a verdade ἀλήθεια, e καί a vida ζωή; ninguém οὐδείς vem ἔρχομαι ao πρός Pai πατήρ senão εἰ μή por διά mim ἐμοῦ.
Conforme o texto, Jesus disse que É a verdade, ou seja todos os seus ensinamentos devem ser seguidos como padrão. Só se atribui valor de certo e errado de verdade ou mentira, seguindo-se um padrão, e também só existem verdades e mentiras, certo e errado porque Deus existe, caso ao contrário não existiria certo e errado, verdade e mentira porque cada um teria a suas próprias verdades e mentiras, o que é o que acontece hoje com quem se afastou de Deus. Então o objetivo das coisas perdem o sentido sem Deus, pois Deus atribuiu o certo e o errado e como consequência temos coisas que se tornam verdades e coisas que se tornam mentira.
O problema é que atribuir seus próprios valores de verdades e mentiras, certo e errado é o mesmo que comer do fruto proibido e negar que o Cristo seja a verdade. É por isso que a verdade está no Cristo, porque o Cristo trouxe a palavra de Jeová Deus o Criador, e o que Criador que criou sabe melhor do que todos o que é a verdade e a mentira, o certo e o errado e assim pode falar através de Jesus o enviando para a Terra. Por isso que aqui eu sempre utilizo a Bíblia como padrão, pois é nela que conhecemos a Deus, eu não conheço outro livro que revele Deus tão precisamente quanto a Bíblia.
Bom, resolvido o problema, vamos para algumas características da verdade que são inegáveis, e se você está buscando pela verdade, se inscreva no canal e seja liberto pelo Cristo:
A verdade tem eficácia
A verdade é eficaz porque te dá um norte para onde você tem que ir para atingir seu objetivo. Por exemplo para mim atravessar ao outro lado na rua, eu preciso ir desse ponto para este, se alguém dizer que é só seguir reto em uma direção contrária, isso será uma mentira, pois você não vai atingir seu objetivo. A Bíblia diz:
(Salmo 119:105) Tua palavra é lâmpada para o meu pé, E luz para o meu caminho.
Então é como se estivéssemos na escuridão e a verdade é como uma lâmpada que é eficaz em iluminar revelando o caminho para onde devemos ir.
A verdade Confronta
A verdade por assim dizer “dói”, o que pode fazer com que outros fiquem com raiva de quem está proferindo, e é natural que as pessoas não recebam muito bem a verdade porque a verdade confronta. Como todos somos pecadores, quando ouvimos a verdade percebemos o nosso erro e ficamos envergonhados e como não estamos acostumados com isso ficamos com raiva pelo constrangimento. Nós podemos ler isso em:
(Gálatas 4:16) Será então que eu me tornei seu inimigo por lhes dizer a verdade?
Nesse texto Paulo faz essa pergunta, “me tornei seu inimigo por te falar a verdade?”, isso acontece porque quando se fala a verdade, algumas pessoas encaram isso como uma afronta e podem passar a enxergar o outro como um inimigo.
É claro que receber ódio dos outros pode significar que falamos alguma besteira de fato, mas nem sempre é assim, existe os dois extremos, pode ser insultados por falar uma besteira ou por falar uma verdade, por outro lado, quem não deve não teme, se ficamos com raiva é bem possível que estamos moralmente em dívida relativo a alguma coisa que acreditamos que fizemos indevidamente. Porém se a verdade dói em nós pode ser o primeiro passo para reconhecer o erro e começar fazer as mudanças necessárias, mas porém, pode ser uma exposição da dívida moral de um indivíduo o que pode soar como um soco na cara.
A verdade é lógica
Por exemplo, quando se está com um problema de visão, não se indica um dentista, mas sim um oftalmologista. Qual é a lógica de procurar um dentista que cuida de um dente se o seu problema é no olho? Então qual é a verdade? A verdade é que devemos procurar um oftalmologista e não um dentista para cuidar de nossa visão.
Vejamos outro exemplo na construção de um programa de computador, será que se eu escrever um código com as minhas palavras e usar como o código será que irá funcionar? Não, pois existem diversas linguagens de programação do qual eu posso usar para falar a língua do computador para ele de fato realizar a tarefa que eu desejo, então eu não posso escrever qualquer coisa porque não irá funcionar.
Então a verdade é lógica, eu não posso dizer que um chinelo é melhor que um martelo para bater um prego, que é a banana que come o macaco, que é o poste que mija no cachorro e assim por diante. Vejamos o que diz a Bíblia em:
(Romanos 12:1) Rogo-vos παρακαλέω ὑμᾶς, pois οὖν, irmãos ἀδελφός, pelas διά misericórdias οἰκτιρμός de Deus θεός, que apresenteis παρίστημι o vosso ὑμῶν corpo σῶμα por sacrifício θυσία vivo ζάω , santo ἅγιος e agradável εὐάρεστος a Deus θεός, que é o vosso ὑμῶν culto λατρεία racional λογικός.
Esse texto nos ensina que devemos prestar um serviço a Deus com faculdade de raciocínio. O que seria isso? Se olharmos nos idiomas originais, vamos ver que a palavra λογικός logikós (log-ik-os’) foi traduzida como “racional”. Porém essa palavra grega pode significar:
- que pertence à razão ou à lógica
- que concorda com a razão, que segue a razão, razoável, lógico
Então o texto está querendo dizer que devemos prestar um serviço a Deus com lógica, com base na verdade, porque a verdade é lógica. Então nem tudo podemos colocar as nossas visões porque existem coisas que não funcionam como queremos que funcione, mas funcionam do jeito que realmente são, por isso é importante que a adoração a Deus seja com base em raciocínio lógico para chegar na verdade. Eu vou deixar um vídeo interessante sobre a diferença de Fé e Credulidade o que pode te ajudar muito a chegar na verdade.
O meu incentivo é que sigamos um padrão, o padrão que Deus estabeleceu através de Jesus! Aqui eu vou colocar a verdade e não vou ficar fazendo cócegas no ouvido de ninguém, afinal olha o que diz:
(2 Timóteo 4:3) Pois haverá um tempo em que não suportarão o ensinamento sadio, mas, de acordo com os seus próprios desejos, se cercarão de instrutores que lhes façam cócegas nos ouvidos.
Segundo o texto, um dia as pessoas se cercariam de instrutores que lhe façam cócegas nos ouvidos, ou seja só aceitariam pregações que falam o que elas querem ouvir, e não a verdadeira a sã palavra de Deus, e isso acontece hoje, muitos não se importam mais com a verdade, mas querem um instrutor para por assim dizer “passar a mão na cabeça” delas enquanto pecam contra Deus, estudos e pesquisas da bíblia ou mensagens como arrependimento e pecados ficam de lado, fazendo as pessoas terem uma espiritualidade fraca e superficial. Agora se proferimos mensagens da Bíblia que essas mesmas pessoas não estão acostumadas, vão falar que estamos com demônio, que tá errado e podem até nos perseguir por causa da verdade.
Outra coisa interessante é que segundo Jesus em Mateus 5:14, os cristãos verdadeiros são luz, a luz está em oposição com as trevas. Segundo João 15:20 se perseguiram a Jesus também perseguirão os cristãos, então quando falamos a verdade vamos receber ódio dos que estão nas trevas sejam quais forem os modos, lembre-se que as trevas não suportam a luz, por isso quem é luz acaba por ser odiados pelos que estão na trevas, porque a Luz elimina a escuridão.
Também temos que tomar cuidado quando conceituamos outros como arrogantes por acharem que só eles estão certos e tem a verdade, pois ao fazer isso, muitas vezes queremos ter a mesma razão que o outro tem, então que moral temos para acusar se estamos fazendo a mesma coisa? Então deveria existir um respeito entre opiniões e a humildade de ter a mente aberta a fim de mudar de opinião por ser persuadido a uma outra ideia coerente.
A mente aberta não é aceitar tudo o que se ouve como sendo a verdade, mas se ter o discernimento de filtrar e aceitar o que realmente é coerente e lógico.
A humildade também te ajuda a entender que não sabe o bastante para aprender e ensinar. Então muitas vezes quem ensina ou fala algo, o faz porque tem certeza do que disse e não porque acha que sabe mais do que outros, porque justamente quem realmente sabe mais que os outros um dia teve a humildade de aprender, e também está tendo a humildade de ensinar. Mas o que acontece é que não precisamos aderir a tudo o que os outros nos falam, temos o nossos conceitos, mas também devemos ter a humildade para reconhecermos quando estamos errados ou certos.
E é muito importante que refutemos argumentos, e não pessoas.
Mas enfim, achei bem assertivo o comentário da Mariza, parabéns pelo comentário Mariza, é de pessoas inteligentes assim que gosto no canal, até porque realmente, as pessoas criam suas verdades e acreditam no que querem, já cheguei a mesma conclusão parcialmente. Mas é muito bom ver que existem pessoas com o interesse na verdade no mundo, por exemplo eu fiz um vídeo falando o que poucos falam a respeito da vinda de Jesus para a terra, olha esses comentário, são esses que me incentivam a continuar fazendo mais vídeos e se você sentir que meu canal não é para você, pode sair eu não me importo, meu objetivo aqui é chegar na verdade, esteja eu agradando os outros ou não, porém eu não coloco o que eu quero, mas o que eu acredito de forma mais lógica possível, eu busco pela verdade. E se tiver alguém que não gosta do meu trabalho pode entrar a vontade nos vídeos daí eu ganho bastante dinheiro do Youtube, tá bom! É bom saber que tem pessoas que não me apoiam porque eu sei que estou fazendo alguma de certo visto que estou preocupado com a verdade.
Referências:
https://www.nepe.wab.com.br/interlinear/?livro=43&chapter=14&verse=6#strongG225
https://problemasfilosoficos.blogspot.com/2017/04/a-verdade-e-relativa.html
Deixe um comentário