A diferença de FÉ e CREDULIDADE | Como DEVE ser nossa fé?

Muitas pessoas confundem a fé com credulidade e isso tira o real sentido do que é a fé e o que é a credulidade. Neste vídeo nós iremos descobrir a diferença entre os dois com base na Bíblia.

Nós lemos em:

(Hebreus 11:1) Ora δέ, a fé πίστις é ἐστί a certeza ὑπόστασις de coisas que se esperam ἐλπίζω , a convicção ἔλεγχος de fatos πρᾶγμα que se não οὐ veem οὐ.

Então com base no que disse o texto, a fé é a certeza de que se vira o que se espera, é se convencer de fatos que não se veem.

Aqui foi usado a palavra πίστις pístis (pis’-tis) que significa:

  • convicção da verdade de algo;
  • fé;

Aqui foi usado a palavra ὑπόστασις hypóstasis (hoop-os’-tas-is), que foi traduzida como “certeza”, porém essa palavra pode ter o seguinte significado:

  • aquilo que tem um fundamento;
  • aquilo que tem existência atual;
  • substância, ser real;
  • forte confiança.

         Então a fé não é somente acreditar porque alguém falou, mas ter uma forte confiança em um fundamento com base em coisas que já existem.

         Também foi usada a palavra ἔλεγχος élenchos (el’-eng-khos) que foi traduzida como “convicção” que pode significar:

  • verificação, pela qual algo é provado ou testado;
  • convicção;

         Então a fé, não é somente ter uma forte confiança, mas ter uma verificação, ter provas e testes que podem ser comprovados.

         Também a palavra πρᾶγμα prâgma (prag’-mah), foi traduzida como “fatos” pode significar:

  • aquilo que foi feito, obra, fato consumado;
  • o que é feito ou está sendo realizado;

Então a fé é ter uma forte confiança fundamentado em fatos, ou seja em verdades pelas quais se podem provar e testar.

Vamos dar um exemplo, imagine que alguém diga: “Deus deu as frutas para alimento ao homem, digo isso porque li Gênesis 1:29 que Deus deu as frutas para o homem comer. Também nós sabemos que as frutas possuem vários nutrientes para o corpo que é o necessário para nos manter saudáveis.” – Isso é fé, porque? Porque tem uma base sólida, quem disse isso está se apoiando na Bíblia e no que a ciência fala sobre os nutrientes das frutas e nós sabemos que as frutas nós comemos hoje usamos como alimento por causa de seus nutrientes.

E o que é então a Credulidade? Se olharmos o dicionário, a credulidade significa:

  • Qualidade da pessoa que é crédula e ingênua, que acredita facilmente naquilo que ouve.

         Então a credulidade é acreditar só porque alguém falou sem ter uma base, somente por confiar em alguém. A credulidade está bem associada com ingenuidade, em acreditar só porque alguém falou ou achismo, e em gente que ainda não se inscreveu no canal, se inscreva para acompanhar os vídeos, brincadeiras a parte. Veja o que a Bíblia diz a respeito disso, nós lemos em:

(Provérbios 14:15) A pessoa ingênua acredita em qualquer palavra, Mas quem é prudente pensa bem antes de cada passo.

         Esse texto mostra que a pessoa ingênua acredita em qualquer coisa que ouve. O texto também diz que quem é prudente pensa bem antes de cada passo.

Vamos dar um exemplo, imagine que alguém diga:

“Todas as pessoas más que morrem vão para o inferno!”

         Uma pessoa que tem fé talvez diga, “consegue me mostrar isso na Bíblia?” Uma pessoa crédula simplesmente vai acreditar e ficar com medo de um dia ir para lá só porque ouviu isso de alguém.

         Então, não devemos ter credulidade a respeito de assuntos bíblicos, e principalmente sobre crenças das quais vamos guiar a nossa vida, mas devemos pensar bem no que iremos acreditar para realmente se ter uma Fé e não uma credulidade. É importante saber a diferença entre Fé e credulidade, caso contrário o que entendemos como nossa “fé” que verdade é uma credulidade pode facilmente ser destruída por argumentos refutativos a respeito de determinado assunto.

Muitas vezes nós temos que demolir tudo o que acreditamos; se conseguirmos reconstruir com coerência, é porque o que acreditávamos estava correto. Nós podemos ler isso em:

(2 Coríntios 13:5) Persistam em examinar se estão na fé; persistam em pôr à prova o que vocês mesmos são. Ou não reconhecem que Jesus Cristo está em união com vocês? A menos que estejam reprovados.

Esse texto nos ensina que devemos examinar se estamos na fé, ou seja devemos provar o que acreditamos para ver se o que acreditamos pode ser provado e testado, devemos pôr a prova. Essa é a verdadeira fé. O meu incentivo é que não sejamos crédulos e sim fervorosos, que tenhamos a verdadeira fé. Só não precisa pôr à prova a sua fé quem é reprovado perante o Cristo, conforme sugere o texto.

Referências:

https://www.nepe.wab.com.br/interlinear/?livro=58&chapter=11&verse=1

https://www.dicio.com.br/credulidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes