O que é uma exegese? A palavra “exegese” vem de uma palavra grega ἐξήγησις (exí-gi-sis) que passa um sentido de “extração”. A exegese bíblica é basicamente extrair de um texto a mensagem original. Para isso é analisado vários elementos, como: contexto histórico, linguístico, cultural, simbolismo ou literalidade. Aqui vai um exemplo da exegese de um texto, leiamos:
(Gênesis 1:3) Disse אָמַר Deus אֱלֹהִים: Haja הָיָה luz אוֹר; e houve luz אוֹר.
Será que este texto ensina que Deus criou a luz neste versículo? Na verdade não, pois quando Deus diz “haja luz”, Ele queria que a Terra fosse iluminada com a luz do Sol visto que no versículo 2 fala que a Terra era escura.
A palavra usada no hebraico para “haja” é הָיָה hâyâh (haw-yaw) que pode significar: “ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser, vir a acontecer, acontecer, vir a existir, tornar-se, erguer-se, aparecer.” Então a palavra usada não se refere a CRIAÇÃO da luz, mas a “FAZER APARECER”, tornar visível ou fazer acontecer.
A palavra hebraica geralmente usada para “criar” é בָּרָא bârâʼ (baw-raw’), que pode significar: “criar, moldar, formar, moldar, dar forma a”.Então não se pode dizer que Deus criou a luz no versículo 3, mas sim que “fez ela aparecer”.
Porque essa foi uma exegese? Porque foi explicado o texto em seu real sentido analisando o contexto, e língua usada sem fazer distorções no sentido ou adicionar interpretações próprias.
Porque a exegese é fundamental? Porque se prega o sentido real de um texto sem interpretações errôneas, se prega o que o texto realmente quer dizer. É fundamental para se identificar a verdade e não criar heresias.
E o que é a eisegese? A eisegese é uma interpretação de um texto atribuindo-lhe ideias próprias deixando de fora o contexto e o real sentido do texto.
Por exemplo, leiamos:
(1 João 2:19) Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas saíram para que se mostrasse que nem todos são dos nossos.
Então com base nesse texto, todos aqueles que saem da igreja não são mais cristãos porque renunciaram a sua fé dissociando-se da igreja.
Porque essa interpretação é uma eisegese? Porque não foi analisado o contexto e foi feita uma interpretação própria. Se lermos o versículo 18, vamos ver que o texto está falando dos anticristos que são pessoas que saíram do meio deles porque não acreditaram mais em Jesus. E não necessariamente todo aquele que sai da igreja não é mais cristão, a pessoa pode simplesmente ter mudado de denominação, ou simplesmente parou de frequentar, mas isso nem sempre significa não mais acreditar no Cristo, isso não quer dizer que o indivíduo não é mais cristão. Por isso essa explicação é uma eisegese porque foi adicionado uma interpretação própria sem analisar o contexto sobre quem está se referindo.
Agora por que a eisegese é perigosa? Porque nela se tira o texto do contexto para defender uma ideia própria, e a chance de se criar uma heresia é iminente. Também a eisegese é perigosa porque essa opinião própria pode ser dogmaticamente pregada como crença fundamental da igreja e isso é uma heresia. Devemos pregar o sentido real como sendo a verdade e não uma opinião própria. A eisegese pode ser usada para controlar outras pessoas visto que essa interpretação ou opinião é pregada como sendo a verdade, então basta dizer que aquela interpretação é a verdade ou que Deus te revelou que outros vão acreditar. A melhor forma de controlar alguém é a pessoa não saber que está sendo controlada, e isso facilita o controle. Por isso que nós devemos entender o que é a verdade, e o que a posição de nossos instrutores da Bíblia, porque quando as pessoas querem o impossível somente os mentirosos podem satisfazê-las. Claro que todos nós somos imperfeitos e podemos acabar cometendo esses erros de pregar nossas opiniões como a verdade, mas entender a diferença entre exegese e eisegese pode nos ajudar a não cometer esses erros.
Para ficar claro a diferença, exegese se prega o real sentido do texto, eisegese se prega uma interpretação própria do texto. Na exegese o intérprete deixa o texto da Escritura falar, na eisegese o intérprete faz com que suas próprias ideias e pressupostos falem em lugar do texto. Agora, como identificamos uma exegese de uma eisegese? Para identificarmos, temos que estudar o texto que nos foi explicado para ver se a explicação dada realmente foi a correta. Nós podemos fazer como os bereanos, leiamos:
(Atos 17:10, 11) Assim que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Quando chegaram lá, entraram na sinagoga dos judeus. 11 Estes tinham mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois aceitaram a palavra com vivo interesse, e examinavam cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo era assim mesmo.
Quando Paulo e Silas foram enviados para a bereia viu que os bereanos aceitavam a palavra com interesse e examinavam para ver se tudo o que Paulo e Silas falava era verdadeiro. Para identificarmos uma exegese de uma eisegese, é fundamental como os bereanos fazer um exame cuidadoso das escrituras para entender seu real sentido. Para isso temos que analisar o contexto linguístico, histórico, se existe simbolismo, se há hipérbole, o significado das palavras no texto original dentre outras ferramentas.
Referências:
Deixe um comentário